Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 2 abril 2010

Editora FTD e PUC/PR vão dar curso a distância de graça a professores

02 de abril de 2010 2

Acreditando que investir na capacitação dos educadores é contribuir para melhorar a qualidade do ensino, a Editora FTD apresenta o Programa de Formação Docente FTD a Distância.  “Idealizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), o curso é uma excelente oportunidade para que os profissionais de educação obtenham atualização profissional com certificado de uma universidade altamente reconhecida”, diz Décio Andrasy, gerente de marketing da FTD.

Com um computador conectado à internet será possível acessar a qualquer horário o ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado pela PUC/PR e realizar atividades, esclarecer dúvidas, acessar os materiais, entregar os trabalhos e receber avaliações.

O primeiro curso que será oferecido de abril a junho de 2010, com 40 horas de duração, tem o tema “Avaliação escolar com foco na aprendizagem” e tem como objetivo o aprofundamento nos processos avaliativos concebidos para o diagnóstico, a regulação e o planejamento de intervenções adequadas.

Com o intuito de valorizar o relacionamento com as instituições públicas ou privadas que sempre acreditaram na editora, a FTD selecionará, em um primeiro momento, 80 profissionais que atuam em escolas públicas para realizar gratuitamente o curso de extensão, que terá três meses de duração. Novas turmas serão formadas ainda em 2010. Para mais informações, o telefone é (11) 3598-6200.

Livro une cultura popular, folclore e clássicos da literatura infantil

02 de abril de 2010 0

Quem não se lembra daquelas histórias que nossos avós nos contavam nas tardes de domingo? Ou até mesmo nossos pais, quando insistíamos em não dormir? Essas histórias, presentes na nossa memória, estão em “Contos Folclóricos Brasileiros”, lançamento da Editora Paulus. Narrados de forma a recuperarem a cultura do nosso País, os contos aguçam a imaginação e levam divertimento às crianças.

O livro reúne algumas narrativas já vistas na literatura, mas retratadas de forma diferente. O conto “Maria Borralheira”, por exemplo, é similar ao de Cinderela, porém com um toque de brasilidade: a começar pelo nome da protagonista, que, em vez de Cinderela, é Maria. E quem não se lembra de “A Bela e a Fera”? No conto “Belisfronte”, os leitores irão identificar diversos elementos que remetem a esse clássico.

São mais de 30 contos acompanhados de uma mistura de figuras curiosas e tons marcantes; outras são mais simples, sombreadas, recursos que tornam a leitura ainda mais agradável e instigam a curiosidade das crianças. Além disso, a obra conta com notas sobre as versões, um resumo de todos os contos e um glossário, que explica algumas palavras curiosas, como “fato”, que significa “tirar as impurezas”, e “ligança”, cujo sentido se aproxima a “atenção”.

Para estabelecer contato ainda maior com o leitor, todos os contos são assinados com o nome de quem os contou. Segundo o autor, Marco Haurélio, a pesquisa para a realização da obra concretizou um sonho, pois quando criança ouvia de sua avó paterna os primeiros contos populares. Alguns, inclusive, fazem parte deste trabalho, confirmando que é possível a convivência da tradição com a modernidade. “Todos os contos desta antologia foram colhidos diretamente da fonte mais pura: a memória popular”, relata o autor.

“Contos Folclóricos Brasileiros”
, de Marco Haurélio, com ilustrações de Mauricio Negro. Editora Paulus, 144 páginas (capa dura), R$ 44,00.