Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 19 abril 2010

Um país onde tudo é do avesso

19 de abril de 2010 1

Acaba de chegar às livrarias uma nova edição de “Histórias do País dos Avessos”, obra que encanta crianças e adolescentes há mais de 20 anos. Inicialmente, o texto de Edson Gabriel Garcia foi publicado em forma de capítulos na “Folhinha de S. Paulo”, com ilustrações de Mauricio de Sousa, e tornou-se livro graças aos inúmeros pedidos dos leitores.

Importante dizer que se trata de um dos livros, dentre os mais de 50 que o autor tem publicados, escolhidos para serem trabalhados junto às crianças que participarão da Flipinha 2010, em Paraty/RJ, em agosto. Isso fez com que a Global Editora desse à obra um novo projeto gráfico e novas ilustrações.

O fio condutor da história é um país onde tudo é do avesso, e quem manda lá é o povo e não o rei rabugento. E a partir daí, muitas confusões começam a aparecer nesse reino. Mas essa história bem-humorada não trata apenas da rabugice do Rei Linguão, do descontentamento do povo, da vitória da Rainha Louca, do agitado Largo dos Absurdos, de príncipes, bruxos e fadas.

No meio da narrativa, o autor estabelece um contato direto com os personagens. Por meio de diálogos, suas criações saltam da ficção para a realidade e questionam sobre o desenrolar dos acontecimentos, ajudando no desenvolvimento da narrativa. Um excelente texto que possibilita à criança/adolescente conhecer o processo de criação de um escritor. O que, certamente, contribuirá para a elaboração de suas próprias histórias.

“Histórias do País dos Avessos”, de Edson Gabriel Garcia, com ilustraçõe de Luciano Tasso. Global Editora, 64 páginas, R$ 21,00.