Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 22 abril 2010

Ana Maria Machado fala palavras, palavrinhas e palavrões

22 de abril de 2010 0

Por que palavrões podem ser palavras grandes, ou às vezes, pequenas? Por que às vezes são palavras proibidas, outras vezes não, dependendo do caso?

No livro “Palavras, Palavrinhas e Palavrões”, de Ana Maria Machado, há uma menina que gosta de palavras, palavrinhas e palavrões. Ela adora descobrir palavras novas. E se encanta com o mistério daquelas que, sem mudar nada, ora dizem uma coisa, ora significam outra diferente.

A família vai à loucura com essa mania da menina de ficar colecionando e mastigando palavras. Até que um dia, por causa dessa confusão toda do que pode ou não pode falar, a pequena tomou uma decisão importante: não falaria mais nenhuma palavra! Só que a chegada de uma nova irmãzinha faz com que ela mude de ideia e veja que brincar com as palavras de nossa língua é um verdadeiro barato!

Quem tem ou mesmo já teve criança pequena em casa e se lembra da fase da descoberta das palavras vai se identificar com o livro, que trata exatamente desse mundinho em que os pequenos adoram falar ou inventar palavras que, muitas vezes, nem eles próprios sabem o que significa.

“Palavras, Palavrinhas e Palavrões”, de Ana Maria Machado, com ilustrações de Jótah. Editora FTD, 48 páginas, R$ 26,80.