Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A importância das reuniões na escola

31 de maio de 2010 1

A dica de hoje é o livro “As Reuniões na Escola e a Construção Coletiva do Projeto Educacional”, de Francisco Carlos Franco. Esta obra mostra a importância das reuniões realizadas na escola, tendo em vista que constituem espaços privilegiados para que o projeto educacional seja construído pelo coletivo escolar de forma participativa e com o intuito de atender às reais necessidades da escola e de sua comunidade.

A implantação de uma cultura democrática participativa nas escolas de educação básica tem sido o foco de debates nas últimas décadas. O isolamento de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e pais pode comprometer a educação das crianças e dos jovens.

Dentre as atividades que podem ser usadas para construir uma cultura democrática na escola, destacam-se as reuniões regulares nas escolas públicas da educação básica. Elas podem se tornar espaços privilegiados para a criação de um ambiente estimulador da participação dos atores envolvidos no processo educacional, pois, nesses momentos, o coletivo se manifesta de maneira mais efetiva e os diferentes segmentos da comunidade escolar trabalham para o planejamento, a implantação, o desenvolvimento e a avaliação do projeto da escola, em função do objetivo maior, que é o bem coletivo.

“As Reuniões na Escola e a Construção Coletiva do Projeto Educacional”, de Francisco Carlos Franco. Edições Loyola, 120 páginas, R$ 20,00.

Comentários (1)

  • Natal Marchi diz: 31 de maio de 2010

    Quando vários segmentos da sociedade se reúnem em torno de um assunto que a todos diz respeito, é sinal inequívoco que existe intenção de resolver os mais diversos problemas.

    E tendo-se em mente as dificuldades que a Escola está enfrentando dentro e fora da sala de aula, é de fundamental importância cerrar fileiras em busca de soluções que não podem se fazer demorar.

    Reuniões: vez e voz para raciocínio em bloco!

Envie seu Comentário