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Livro discute a inclusão na educação

18 de junho de 2010 1

Com o tema girando em torno de uma educação igualitária, o livro “Inclusão: Reflexões e Possibilidades”, das Edições Loyola, afirma que a exclusão formal dos alunos das escolas é apenas um dos modos de práticas excludentes. Outras maneiras mais profundas se refletem nas políticas públicas em que crianças, jovens e adultos são separados uns dos outros por diferentes formas de preconceitos e discriminação.

A obra, elaborada por Herculano R. Campos, Maria Regina Viana Panutti e Maria Sirley dos Santos, é dirigida a professores preocupados com transformações concretas da nossa realidade educacional. O livro pretende evidenciar que o combate à exclusão e a construção de uma educação inclusiva são ações possíveis. A tese dos autores é de que a inclusão deve ser compreendida como direito à diferença na igualdade de direitos.

“Inclusão: Reflexões e Possibilidades”, de Herculano Ricardo Campos, Maria Regina Viana Panutti e Maria Sirley dos Santos. Edições Loyola, 144 páginas, R$ 22,00.

Comentários (1)

  • Natal Marchi diz: 21 de junho de 2010

    Nesse livro é citada a premente necessidade de o ensino público melhorar seu status e assumir qualidade próxima ou igual ao ensino particular? Se não menciona, cometeu pecado capital.

    Já é hora de o ensino público deixar de ser considerado de “segunda-classe”, colocando seus estudantes em desvantagem nos vestibulares e outros exames de verificação.

    A esse respeito muito se fala, mas, de concreto, pouco se realiza. Prefere-se ajudar a outros países, esquecendo nossos cruciais problemas.

    Atenção, governantes!

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