Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A inclusão social sob a ótica do coração

27 de junho de 2010 1

A sala de aula é lugar de aprendizagem e formação, e não apenas para os alunos, mas também para os professores. Cada dia é um novo desafio, uma nova experiência… e por que não um novo olhar para a prática educacional?

Essa é a proposta de Lucy Silva e Regina Mara de Oliveira Conrado em “O Olho do Coração – uma Questão de Inclusão Social”, lançamento da Paulus que enfatiza aos educadores a atual necessidade de um ambiente escolar que agregue valores, e não apenas ensine conteúdo.

“Durante todo o contexto deste livro, nós enfatizamos a importância de um olhar no coração do outro, com amor; mas não com aquele sentimento mecânico de que basta apertar um botão para a coisa acontecer; nós lidamos com seres humanos em formação; portanto, é preciso ter sentimentos que venham das profundezas da alma”, afirmam as autoras.

Por meio de experiências e vivências em sala de aula, Lucy e Regina Mara retratam cenas que fazem parte do cotidiano dos educadores, estabelecendo verdadeiro diálogo e proximidade com o leitor. No capítulo “Rotular significa excluir”, as autoras tratam sobre alguns modelos de “alunos difíceis” e alertam: “Rótulos foram feitos para serem quebrados. Já houve um tempo em que o ensino tradicionalista era tido como modelo; hoje, podemos escolher entre vários”.

O livro também aborda a questão dos alunos indisciplinados, que, em muitos casos, não querem ser desobedientes, mas apenas se comunicar para pedir ajuda. As autoras ilustram essa atitude ao contar a história de um garoto visto como “problemático”, que escutava música durante a explicação da professora. Porém, em vez de brigar, ela escutou, juntamente com ele, a música da banda “The Doors”. Quando acabou, ela disse: “Você sabia que Jim Morrison, compositor e vocalista desse grupo, era um poeta?” Com essa atitude, a professora conseguiu se aproximar do aluno, sem brigar e nem confiscar o seu objeto, apenas dando-lhe atenção.

“O Olho do Coração – uma Questão de Inclusão Social” mostra aos professores e a todos aqueles comprometidos com a missão de educar que existem caminhos difíceis, árduos e desafiadores, mas que podem ser revertidos em histórias de superação, inesquecíveis e valiosas.

“O Olho do Coração – uma Questão de Inclusão Social”, de Lucy Silva e Regina Mara de Oliveira Conrado. Editora Paulus, 56 páginas, R$ 10,00.

Comentários (1)

  • Natal Marchi diz: 1 de julho de 2010

    Digna de nota a iniciativa das autoras do livro ” O OLHO DO CORAÇÃO”. Seu conteúdo será de grande valia tanto para professores, quanto para alunos, num momento em que ambas as partes enfrentam sérios problemas de relacionamento. Tudo o que for feito para minimizar relações estremecidas tem de ser louvado.

    A sociedade deve participar ativamente dessa empreitada, que, diga-se, não é de fácil solução. Pais, alunos, professores, associações de bairros, autoridades e outros segmentos precisam entrar com sua parcela de colaboração. Se um ficar esperando pelo outro, acaba ninguém fazendo nada. E isso será péssimo, pois toda nação que quer ser desenvolvida não pode prescindir de esmerada educação.

    Mãos à obra, pois!

Envie seu Comentário