Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Mitos e lendas do Brasil

23 de março de 2011 0

Você já ouviu falar em mula sem cabeça? E do Saci? Ou que tal a lenda do boto? Pois é. O Brasil é riquíssimo em histórias e lendas. Trata-se de feitos que nascem do povo e que, geralmente, vêm em resposta a um contexto histórico-social pleno de questões de cunho moral. E são esses personagens fantásticos e suas histórias os habitantes do livro “Mitos e Lendas do Brasil em Cordel”, de Nireuda Longobardi.

As mesmas histórias se espalham por diferentes Estados do País, e com isso misturam-se a novos elementos. É comum que haja uma ou outra variação, mas a essência das histórias e causos é a mesma. O cordel também é uma manifestação de nossa cultura. Sendo mais difundido nos Estados do Nordeste brasileiro, essa forma de expressão vem ganhando força e valorização em nossa literatura. A união desses dois elementos numa mesma obra retrata, de forma pedagógica, a beleza da cultura popular brasileira.

O Blog do Aldo quer saber: qual (ou quais) dessas histórias mais o impressionaram quando ouviu pela primeira vez? Você conhece alguma outra história com seres fantásticos? Conte para a gente.

“Mitos e Lendas do Brasil em Cordel”, de Nireuda Longobardi. Editora Paulus, 56 páginas, R$ 26,00.

Envie seu Comentário