A dica de hoje lembra um período na históra do Brasil que não deveria nem ter existido: a época da escravidão. Menos mal que isso faz parte do passado.
No livro “Luana e as Asas da Liberdade”, de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino, a pequena afrodescendente embarca em uma instigante viagem com seu berimbau mágico. O destino é o ano de 1540.
A bordo desta aventura, a personagem acompanha de perto todo o sofrimento do seu povo. Da fase difícil da escravidão, passa pelos bastidores dos poderosos que faziam as leis, conhece grandes homens que ajudaram a abolição, presencia dias terríveis de tirania, faz amizade com poetas famosos que lutavam pela libertação, chora com a maldade das baronesas e vibra com a conquista da Lei Áurea, assinada no dia 13 de maio de 1888 e que libertou todos os escravos.
De forma divertida e de fácil compreensão, a obra, integrante da coleção “Aventuras de Luana”, repassa fatos importantes da história do Brasil.
“Luana e as Asas da Liberdade”, de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino, com ilustrações de Mig. Coleção “Aventuras de Luana”, Editora FTD, 80 páginas, R$ 26,90.