Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dicionário “Aurélio Júnior” vem com linguagem atual

21 de setembro de 2011 4

Gírias, brasileirismos, expressões do mundo virtual, definições de palavras que nomeiam as tendências ecologicamente corretas e locuções usadas coloquialmente entraram para o “Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Aurélio Júnior” que a Editora Positivo acaba de lançar na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro. Com 992 páginas, a obra traz 30 mil verbetes, incluindo a pronúncia de termos estrangeiros e vocábulos de diversas áreas do conhecimento.

De acordo com a editora de dicionários Valéria Zelik, que organizou a obra, “o ‘Aurélio Júnior’ tem a cara de seu leitor”. O dicionário é essencialmente escolar e ajuda os jovens a ampliar seu vocabulário e sua cultura. Algumas palavras que já haviam caído no uso cotidiano, mas que ainda não tinham definição oficial, foram incluídas. É o caso de “ecobag”, a sacola ecológica, e de termos do mundo digital como “baixar”, “blogar” e “pen drive”. Também não ficaram de fora gírias como “ferrar”, “panca”, “pintar”, “ralar”, e expressões como “topar a parada”. “A língua é viva, temos que acompanhar sua evolução, e o dicionário é uma ajuda valiosa para isso”, ressalta Valéria.

Nos apêndices do dicionário, há orientações para produção de textos, resumo gramatical, símbolos e unidades de medidas, formas de tratamento, coletivos, vozes ou ruídos produzidos por animais, unidades da Federação, presidentes do Brasil, tabelas de países com as respectivas capitais, adjetivos pátrios e moedas e minienciclopédia. Para essa edição, as abreviaturas foram trocadas por reduções fáceis de entender, ou simplesmente foram eliminadas. Por exemplo: s.m. foi substituído por subst. masc. (substantivo masculino).

“Dicionário Aurélio Júnior”, Editora Positivo, 992 páginas, R$ 38,50.

Comentários (4)

  • Daniellagusmao diz: 24 de janeiro de 2013

    Ola,
    Este dicionario está de acordo com as novas regras gramaticais? Gostaria de saber também se é indicado para crianças de 7 anos.
    Muito obrigada!
    Daniella

  • aldo_brasil diz: 27 de janeiro de 2013

    Olá, Daniella. Sim, ele já está de acordo com a nova ortografia. Quanto à idade, vai depender do estágio de leitura em que a criança está. Mesmo assim, o ideal é que um adulto a ajude a manusear o dicionário na busca das palavras.

  • keilla maiana diz: 14 de fevereiro de 2013

    eu gostei muito desse dicionario mais eu gostaria de saber onde é mais facil encontrar um desses aqui em Lagarto-se

  • aldo_brasil diz: 14 de fevereiro de 2013

    Olá, Keila. O dicionário pode ser encontrado em qualquer livraria. Caso não haja na sua cidade, é possível comprar pela internet.
    Abraços.

Envie seu Comentário