Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A missão do jovem Tiuri

19 de outubro de 2011 1

O livro “Carta ao Rei”, de Tonke Dragt, foi publicado originalmente na Holanda em 1962 e há décadas encanta jovens e crianças pelo mundo afora. Já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, foi adaptado para o cinema e recebeu o cobiçadíssimo prêmio europeu Griffel der Griffels, ou o Prêmio dos Prêmios, que o apontou como o melhor livro holandês infantojuvenil dos últimos 50 anos.

A obra transporta o leitor para a Idade Média e conta a história do jovem Tiuri, que, após um longo período de provas, está prestes a ser nomeado cavaleiro do rei Dagonaut. Na noite anterior à sua nomeação, enquanto ele e os amigos velavam de suas armas numa capela, Tiuri escuta uma voz lá fora. Quebrando as regras que a Cavalaria estabelece para essa noite (não falar, não sair do lugar ou não dar atenção a barulhos estranhos), o jovem decide sair: alguém lhe pede para entregar ao Cavaleiro Negro do Escudo Branco uma carta de suma importância para o rei Unawen.

Quando Tiuri finalmente encontra o Cavaleiro, ele está agonizante, e então ele próprio aceita a arriscada missão de entregar a misteriosa carta ao rei. Só depois de viver inúmeras e perigosas aventuras, Tiuri descobrirá o conteúdo dessa carta. Mas, após tanto esforço, poderá ser finalmente nomeado cavaleiro?

“Carta ao Rei”, de Tonke Dragt, com tradução de Rosangela Dantas. Editora WMF Martins Fontes, 464 páginas, R$ 59,00.

Comentários (1)

  • julianaiens diz: 16 de junho de 2012

    Eu estou lendo esse livro. Apesar da linguagem infantil (apropriada para o público-alvo) gira em torno da missão de Tiuri levar uma carta a outro reino. Naa qual ele passa por adversidades e aventuras.
    apesar de o livro girar em tono dessa temática, o autor foi extraordinário, pois ele não deicou cansativa e nem monótoma.
    Excelente livro Nota 9 (0 à 10) !

Envie seu Comentário