Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Diversão e conhecimento com Ronca e Cocada

20 de abril de 2012 0

Respeitar os animais é dever de todo cidadão. Porém, inúmeros deles sofrem com as ameaças do homem por causa da caça predatória ou pelas mudanças ocorridas em seu habitat natural. A onça-pintada, maior felino do continente americano, é um exemplo.

Conscientizar as crianças a respeito da situação atual deste bicho incrível utilizando lindos versos e ilustrações é a proposta de “Ronca e Cocada, as Onças-pintadas”, de Shirley Souza, editado pela Paulus (www.paulus.com.br) e integrante da coleção “Bicho de Todo Canto”. Por meio de temas sérios e complexos, como o perigo da extinção e o tráfico de animais, a autora permitiu que os filhotes Ronca e Cocada contassem a sua própria história.

“Por que dois filhotes? Porque dificilmente a onça-pintada tem um filhote por vez. E deixá-los falar é uma maneira de aproximar o livro do leitor. Imaginá-los conversando com as crianças me ajudou a fazer um texto leve, com ritmo de travessura”, explica.

O Ronca é irmão da Cocada, uma onça bastante palpiteira. De forma divertida, eles contam aos pequenos sobre suas brincadeiras, desafios e dificuldades. Uma delas é ficar sempre atento ao “bicho-homem”, que, segundo Ronca, mata mais do que come.

Além dos versos divertidos, o leitor encontrará algumas informações e curiosidades relacionadas à espécie, como as suas pintas, as quais assemelham-se às nossas digitais, diferenciando uma onça da outra, seu peso (ela pode chegar a 100 quilos quando adulta), seus territórios, seus hábitos, entre outras.

“Ronca e Cocada, as Onças-pintadas”, de Shirley Souza, com ilustrações de Edu Cardoso. Coleção “Bicho de Todo Canto”, Editora Paulus, 32 páginas R$ 24,00.

Envie seu Comentário