Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aventura no ritmo da capoeira

24 de julho de 2012 0

Meia-lua de compasso, queda de quatro, rasteira, parada de cabeça, aú, bênção… esses são apenas alguns dos vários golpes que a capoeira tem, essa luta com pitadas de dança, essa dança com pitadas de luta, fascinante para adultos e crianças como Ana Olívia, protagonista de “Capoeira Camará”, lançamento da Paulus.

Segundo o autor, Cesar Cardoso, o livro nasceu de um convite da ilustradora da obra, Graça Lima, ganhadora de vários prêmios e com mais de 100 livros ilustrados. “Ela conheceu meu trabalho durante um sarau de literatura. Achei o convite para escrever um livro de ficção sobre esse assunto um grande desafio e tratei de enfrentá-lo. Eu nunca pratiquei capoeira, mas convivi com as rodas por meio de dois amigos, Mestre Sorriso e Mestre Garrincha, a quem dediquei o trabalho. Meu primeiro passo foi avivar minhas lembranças e pesquisar sobre o tema em sites e livros, para depois inventar a história”, conta.

Em um dia que teria tudo para ser igual aos outros, Ana Olívia conhece Mestre Sorriso, um simpático professor de capoeira que a leva para conhecer lugares e pessoas muito interessantes. Por meio de um berimbau mágico, os dois viajam no tempo para séculos atrás. O objetivo é mostrar à menina o surgimento da capoeira, trazida ao Brasil pelos escravos, o porquê de ela ter sido perseguida e seu desenvolvimento até os dias de hoje.

“O livro fala diretamente das questões históricas e culturais brasileiras, fazendo o jovem refletir sobre alguns aspectos importantes da nossa formação como nação e do nosso dia a dia como pessoas inseridas em grupos sociais”, acrescenta o autor.

Ao final, há ainda um glossário com palavras relacionadas ao tema, como “agogô”, “quilombola”, “umbanda”, “candomblé”, entre outras. “Capoeira Camará” pertence à coleção “Mistura Brasileira”, que reúne mais 12 títulos, todos com o objetivo de contribuir com a difusão dos valores e da cultura do nosso povo.

“Capoeira Camará”, de Cesar Cardoso, com ilustrações de Graça Lima. Coleção “Mistura Brasileira”, Editora Paulus, 64 páginas, R$ 23,00.

Envie seu Comentário