Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A maior herança deixada a uma criança

28 de setembro de 2012 0

Alô, galerinha que está sempre com aquela preguiça de estudar: a sugestão de hoje é para vocês refletirem sobre exemplos de quem quer aprender, mas nem sempre encontra as condições ideais. Porém, o sonho é maior e mais forte.

O premiado autor e ilustrador James Rumford deu aulas junto com sua esposa, Carol, no Chade. Um dia, durante as férias de verão, no meio da estação chuvosa, eles encontraram as ruínas de lama da escola de ensino infantil da cidade. Muitos anos depois, a memória dessa ruína e o desejo dos chadianos de obter educação, não importando os obstáculos, foi a inspiração para o livro “Escola de Chuva”.

É o primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, na África. As crianças caminham pela estrada. “Vou ganhar um caderno?”, pergunta Tomás. “Vou ganhar um lápis? Vou aprender a ler como vocês?”. Mas quando ele e as outras crianças chegam à escola, não há sala de aula nem carteiras. Apenas uma professora. “A primeira lição é construir a nossa escola”, diz ela.

A obra é uma emocionante história sobre o amor pelo aprendizado, o desejo de estudar e sobre a maior herança que um adulto pode deixar para uma criança: o conhecimento. O livro foi o ganhador do prêmio norte-americano Oppenheim Toy Portfolio com o selo de ouro de melhor livro de 2010.

“Escola de Chuva”, texto e ilustrações de James Rumford. Editora Brinque-Book, 32 páginas, R$ 32,30.

Envie seu Comentário