Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Proler e políticas de leitura na Univille

28 de setembro de 2012 0

A Diretoria do Departamento do Livro, Leitura e Literatura e da Biblioteca da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Maria Antonieta Cunha, abre nesta segunda-feira, com palestra sobre políticas públicas para o livro e a leitura, o 16º Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), no auditório da Univille, às 14h. Na sequência, a coordenadora nacional do programa, Carmen Pimentel, vai fazer uma reflexão sobre os 20 anos do Proler, tema desta edição do encontro, que ocorrerá de 1º a 3 de outubro, em vários locais da Univille.

“O evento prevê a discussão e o fortalecimento da proposta de uma política de leitura para a região”, destaca a coordenadora do Comitê Proler em Joinville, professora Taiza Mara Rauen Moraes, do Departamento de Letras  e do mestrado em patrimônio cultural e sociedade. Paralelamente, acontecem o 3º Seminário de Práticas Leitoras e  3º Seminário de Pesquisa em Linguagens, Leitura e Cultura.

O Encontro do Proler Joinville é uma coparceria com Sesc Joinville e é uma realização conjunta do Comitê Proler Joinville, da Secretaria Municipal de Educação, da Gerência de Educação (Gered), da Fundação Cultural de Joinville, do Sesc Joinville, da Bilioteca Municipal Rolf Colin, do Departamento de Letras e do Colégio da Univille, com apoio da Unimed.

SERVIÇO
O quê:
16º Encontro do Proler, 3º Seminário de Práticas Leitoras e  3º Seminário de Pesquisa em Linguagens, Leitura e Cultura. Onde: na Univille. Quando: 1º a 3 de outubro. Quanto: R$ 35,00 a inscrição.  Informações: 3461-9192, 3461-9004, prolerjoinville@blogspot.com.

PROGRAMAÇÃO
DIA 1º – SEGUNDA-FEIRA

14h – Mesa-redonda: “Políticas públicas para o livro e a leitura” – Maria Antonieta Cunha (diretora do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da FBN) e “Memória, atuação e projeção – uma reflexão sobre os 20 anos do Proler Nacional”, com Carmen Pimentel (Coordenadora Nacional do Proler/FBN)  (auditório).

16h30 – Seminário de leitura  (auditório e anfiteatro 2).

19h30 – Palestra: Redes sociais e o jogo autoral: uma possibilidade de escrita criativa, com Sônia Rodrigues.

Dia 2 – TERÇA-FEIRA
8h às 12h  e 14h– Minicursos (várias salas).

17h – Palestra: “A ilustração e as narrativas com imagens”, com André Neves.

19h30 – Seminário de pesquisa em linguagens, leitura e cultura (salas de aulas e anfiteatro 1).

DIA 3 – QUARTA-FEIRA
8h às 12h e 14h – Minicursos.

16h 30 – Apresentação artística (minimaratona de contação de histórias).

19h30 – Intercâmbio cultural – peça “O Auto da Compadecida”, da Cia. de teatro da UFPR.

Envie seu Comentário