Você já deve ter pelo menos ouvido falar da lâmpada mágica do Aladim, não é mesmo? A dica de hoje, “Abrapracabra”, também um objeto desse, mas quem o encontrou foi… uma cabra! Isso mesmo! Diferente, não é mesmo?
“Eu sempre tive vontade de fazer histórias fantásticas com personagens que atravessam portais e se transportam para outros lugares. Isso sempre me fascinou. Usei isso para explorar o recurso do livro-objeto, do livro interativo”, diz o autor Fernando Vilela. Na história, Dona Cabra caminhava perto de sua casa quando encontrou uma lâmpada encantada. “Pense uma palavra mágica, mas cuidado ao falar, um desejo imaginado ela irá realizar”, disse o gênio. “Abrapracabra!”, gritou o bicho! Uma grande aventura se inicia. Dona Cabra viaja para os mais inusitados lugares do mundo e faz amizade com vários animais como um urso polar, um camelo e um peixe espada. Juntos, eles mostram que quem tem um amigo, nunca está sozinho, mesmo nas situações mais complicadas.
A obra é um livro-brinquedo com abas e versos rimados. O autor já recebeu prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, dois Jabutis, a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha, entre outros. Fernando é indicado ao Prêmio Jabuti 2012 com o livro “Onde Eles
Estão?”, publicado pela Brinque-Book.
“Abrapracabra”, texto e ilustrações de Fernando Vilela. Editora Brinque-Book, 32 páginas, R$ 33,20.