Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

As realidades de Hisham e Milena

02 de maio de 2013 2

Mesmo sem nunca se verem pessoalmente, Milena e Hisham, os personagens principais de “Mande Notícias do Egito”, de Eduardo Garrafa, conversam todos os dias sobre suas famílias, seus amigos e amores. Ela mora no Brasil e ele, no Egito. Uma tragédia torna real uma amizade antes restrita à internet.

Com a morte dos pais de Hisham, ele fica sob a guarda de uma tia autoritária. Desesperado, foge de casa e embarca num avião para o Brasil. Apesar de as autoridades tentarem deportá-lo, Hisham consegue ficar temporariamente sob a tutela do pai de Milena.

Ao longo da narrativa, é possível acompanhar uma discussão – e até falta de compreensão – entre Hisham e Milena a respeito do papel da mulher nas sociedades em que vivem. Milena procura o tempo todo mostrar ao amigo que a mulher brasileira trabalha, passeia, pode usar biquíni nas praias, enfim, que tem uma liberdade maior que a mulher egípcia.

Hisham, por sua vez, procura explicar à amiga que – diferentemente da imagem que muitos países têm do Egito – as mulheres egípcias lutam pela liberdade, também estudam e trabalham, e em sua maioria não usam burca. Nesse ponto, ele busca expor que o Egito é diferente em relação a alguns países árabes.

Surpreso com os costumes brasileiros, ele aproveita a chance para conhecer tudo o que pode de um país muito diferente do seu. Milena também aprende com essa experiência que a vida aqui não é tão diferente da vida no Egito. Mas quanto tempo eles realmente têm juntos?

“Mande Notícias do Egito”, de Eduardo Garrafa, com ilustrações de Joel Lobo. Coleção “Entre Linhas – Sociedade”, Atual Editora, 144 páginas, R$ 34,40.

Comentários (2)

  • Carlos Roosevelt diz: 4 de julho de 2013

    Parece um livro muito bom, criativo e ousado já percebi que ele é. Apresentar ao brasileiro uma imagem totalmente inesperada e sem estereótipos do Egito… já estou correndo atrás do meu exemplar rsrs.
    Obrigado pela dica.

  • vazelina diz: 3 de julho de 2014

    ai ki chikiii esse resumuuu ameieee u livru liiinda istora vlw manu

Envie seu Comentário