Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A avenida-cidade em crônicas

17 de julho de 2013 0

Para quem é da cidade ou pretende viajar e conhecer São Paulo, a sugestão de hoje é um livro de crônicas sobre um dos locais mais emblemáticos da maior cidade brasileira. Acaba de ser publicado o livro “Reforma na Paulista e um Coração Pisado”, da jornalista Elisa Andrade Buzzo. A obra é apresentada pela Oitava Rima Editora, uma nova casa editorial estabelecida em São Paulo, que nasceu com a intenção de publicar a boa literatura, privilegiando desde clássicos universais a escritores inéditos da atualidade.

A publicação é um livro de crônicas. “A crônica ‘à moda brasileira’ é única no mundo. Permite que se recolha qualquer fragmento que integre o cotidiano – e acolhe até ficção (no sentido de ficção mesmo). Os leitores adoram, colecionam, experimentam. Todo brasileiro é meio treinador de futebol e meio cronista. Na era digital, mais ainda. Hoje ela está ao alcance de todos. Blogs e redes sociais elevaram-na à condição de ‘o gênero das nossas vidas’”, diz o jornalista e professor Sérgio Vilas-Boas no prefácio.

As crônicas reunidas nesta obra – excetuando-se a “Minha magrela amarela” – foram publicadas originalmente no site Digestivo Cultural, no qual a autora mantém uma coluna desde 2006.

O conhecido e experiente publisher Jiro Takahashi resume em um único parágrafo esta coletânea de Elisa Andrade Buzzo. “Lemos essas crônicas como se caminhássemos ao lado de Elisa, pelo Centro, pela Paulista — sempre em reforma, física ou cultural —, pelas livrarias, nos encontros com escritores, amigos e cidadãos anônimos da Pauliceia. No passeio, ela vai contando que ’lilases lindos preenchem os vãos dos prédios e se desprendem dos luminosos dos bancos — ainda assim, nesta cidade cinza, a noite é colorida’. Particularmente, é colorida porque sua sensibilidade vai tingindo as paisagens com as cores de suas palavras ao longo de seus passos. A autora vai flagrando intimidades da cidade, poeticamente, e não temos como evitar uma relação enriquecedora com os ’Ecos ao longo dos meus passos’, de Guilherme de Almeida, homenageado ele próprio na bela crônica, ‘As janelas de Guilherme’, presente neste livro.”

“Reforma na Paulista e um Coração Pisado”, de Elisa Andrade Buzzo. Oitava Rima Editora, 272 páginas, R$ 35,00.

Envie seu Comentário