Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

VISITA À BALEIA

25 de outubro de 2013 0

Divulgação, Positivo

Para fechar a semana, um livro que mandou bem no Prêmio Jabuti. “VISITA À BALEIA”, do brusquense PAULO VENTURELLI, que conquistou o segundo lugar no Prêmio Jabuti, na categoria livro infantil. Com a mesma pontuação do primeiro colocado, o livro de Paulo Venturelli ficou atrás, apenas por meio ponto, no critério de desempate: maior nota recebida no primeiro quesito avaliado (constituição das personagens e da trama). A obra foi vencedora do Prêmio FNLIJ 2012, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em duas categorias: melhor livro para crianças e melhor ilustração de 2012. Ganhou também o Prêmio 30 melhores livros de literatura infantil do ano 2013, da revista “Crescer”.

O Prêmio Jabuti é o mais importante e mais tradicional prêmio literário do País. Os vencedores foram anunciados na quinta-feira (17) em apuração aberta ao público, na sede da Câmara Brasileira do Livro.

Durante o processo de seleção para a escolha das melhores obras publicadas, os livros recebidos pelo Prêmio Jabuti foram lidos e avaliados, em duas etapas, por especialistas em cada categoria de todas as regiões do Brasil. Foram 27 categorias premiadas, como infantil, juvenil, romance, projeto gráfico, entre outros.

Na categoria infantil, livro ficou em segundo entre dezesseis finalistas. O primeiro lugar ficou com o livro “Ela Tem Olhos de Céu” (Editora Gaivota), de Socorro Acioli; e em terceiro lugar ficou o livro “A Ilha do Crocodilo – Contos e Lendas do Timor-Leste”, de Geraldo Costa.

Com um texto emocionante, em que os desejos e as dúvidas de um menino afloram pela imaginação, a obra apresenta a história de um garoto que acabara de colocar o ponto final nos deveres de casa quando chegou o pai trazendo uma notícia extraordinária: havia uma baleia no Centro da cidade. A novidade logo atiçou a curiosidade de todos.

Como esse animal fora parar lá, uma região interiorana, distante do mar? Não demorou muito para que a criança, o irmão menor e o pai se juntassem a outros tantos habitantes daquela cidade a fim de ver o bicho e investigar o mistério. Com uma boa dose de humor e belíssimas ilustrações de Nelson Cruz, “VISITA À BALEIA” é um livro envolvente, daqueles que não conseguimos largar antes de saborear a última página.

“VISITA À BALEIA”, de PAULO VENTURELLI, com ilustrações de Nelson Cruz. Coleção “Hora Viva”, Projeto Zepelim, Editora Positivo, 64 páginas, R$ 29,90.

Divulgação, Positivo

Envie seu Comentário