Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Luiz Lua, Gonzaga Estrela, o Rei do Baião

13 de agosto de 2014 0
Divulgação, Paulus

Divulgação, Paulus

“Sou apaixonada por Luiz Gonzaga desde criança. Por influência de meu pai, sempre gostei de músicas que contam histórias, e Gonzagão sabia fazer isso como ninguém. As histórias nos ajudam a guardar nossa melhor memória”, conta a autora lageana Dílvia Ludvichak ao se referir sobre “Luiz Lua, Gonzaga Estrela, o Rei do Baião”, a sua mais recente obra, que será lançada pela Editora Paulus na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 22 a 31 de agosto de 2014, no Pavilhão de Exposições Anhembi.

O livro é composto de versos e ricas ilustrações que retratam, com criatividade, toda a história do Rei do Baião. As ilustrações foram desenhadas a lápis e pintadas com tinta acrílica. Elas retratam Exu, cidade pernambucana onde Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu. Para elaboração do livro, foram feitas pesquisas das paisagens da cidade, dos personagens, instrumentos musicais, roupas e biografia. As cores foram escolhidas de modo que acompanhassem a atmosfera de cada desenho.

Músico, ator, cantor, compositor, apresentador de televisão e contador de causos, Rolando Boldrin assina o prefácio da obra. Ele, que também inspira seus fãs pela forma como conta causos, empresta o seu talento para esta homenagem a “Gonzagão”.

A autora conta que escrever em versos é um desafio, mas é o seu jeito favorito. Além disso, ela elegeu o público infantojuvenil como o seu preferido desde sua primeira obra, “Na Cozinha do Chef Brasil”, lançada pela Paulus em 2011. “Escrever para crianças é falar um pouco da vida sem melindres, sem reservas, é mostrar-se”, completa ela.

Embora feito para o público infantojuvenil, o livro irá encantar também leitores adultos. Traz significados de expressões nordestinas, como: aperreação, arretado, baião, cafundó, carecer, entre outras. Fala, também, sobre a variedade de sanfonas (principal instrumento musical do artista) existentes no Brasil.

“Luiz Lua, Gonzaga Estrela, o Rei do Baião”, de Dílvia Ludvichak, com ilustrações de Simone Matias. Editora Paulus, 64 páginas, R$ 27,90.

Envie seu Comentário