Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A Pedagogia, a Democracia, a Escola

10 de setembro de 2014 0
A pedagogia, a democracia, a escola

Divulgação, Autêntica

A Autêntica Editora acaba de lançar “A Pedagogia, a Democracia, a Escola”, de Jan Masschelein e Maarten Simons. O livro faz parte da coleção “Educação: Experiência e Sentido”, coordenada pelos educadores Jorge Larrosa e Walter Omar Kohan, que tem ainda as obras “Desobedecer a Linguagem: Educar”, de Carlos Skliar, e “Tremores: Escritos Sobre Experiência”, de Jorge Larrosa. Os livros se propõem a testemunhar experiências de escrever a educação, de educar na escritura.

Na obra, os autores reúnem textos que são fragmentos do que poderia ser chamado de uma filosofia da educação que tenta lidar com os desafios da educação no presente. Eles concebem a filosofia não como saber ou sistema, mas como uma prática educativa, como um exercício de questionar e questionar-se.

Segundo Kohan, coordenador da coleção, “esse exercício de pensamento se pratica sobre questões comuns que nos afetam e nos situam no cerne da experiência educacional, entendida por Masschelein e Simons – a partir da leitura de autores como Hannah Arendt e Jacques Rancière – como cena para uma ‘potência entusiasmada’, um ‘amor público ou mundano’ que se aproxima, assim, da experiência da amizade”.

“A Pedagogia, a Democracia, a Escola”, de Jan Masschelein e Maarten Simons. Autêntica Editora, 240 páginas, R$ 39,00.

Envie seu Comentário