Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O que eu vou ser quando crescer?

24 de setembro de 2014 0
Divulgação, Mundo Mirim

Divulgação, Mundo Mirim

Todos já passaram pela fase em que pensam: “O que eu vou ser quando crescer?”. É uma preocupação natural de cada pessoa. Escolher a profissão é algo complicado e angustiante para os adolescentes, principalmente. O mercado de trabalho oferece um leque enorme de opções, e há muitos fatores que influenciam na escolha. Pensar sobre isso mais cedo pode ajudar a vencer esta etapa sem tanta angústia. O livro “Imitando as Formigas”, de Rosicler Grudzien, possibilita às crianças pensarem sobre a profissão que querem seguir.

Para contar às crianças como as profissões são importantes, esse livro usa o belo exemplo das formigas – insetos que não param nunca e sabem exatamente o que cada um tem de fazer, dentro e fora do formigueiro.

A obra é dividida em três partes: há uma conversa inicial com o leitor, introduzindo-o ao tema, em seguida uma narrativa sobre dois amigos que descobriram sua vocação durante um passeio e, no final, informações específicas sobre várias profissões.

Com uma pincelada de humor nas ilustrações, a obra mostra que a sociedade também é assim, ou seja, formada por pessoas que têm vários tipos de trabalho, todos muito importantes. Rosicler Grudzien, que fez esta obra em dupla com sua irmã Heliana – autora dos desenhos –, descreve alguns tipos de profissões que existem nos tempos atuais e aproveita para contar a história de dois amigos que escolheram o trabalho deles justamente por causa das formigas.

Desde o gari ao maestro, “Imitando as Formigas” fala sobre a dignidade e o valor do trabalho, assim como de cada profissão. O livro também tem como propósito aproximar as crianças da educação ambiental. Traz ainda espaço para desenhos e participação dos leitores na obra, além das datas comemorativas de cada profissão.

“Imitando as Formigas”, de Rosicler Grudzien, com ilustrações de Heliana Grudzien. Editora Mundo Mirim, 48 páginas, R$ 34,90.

 

Envie seu Comentário