Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A arte de ensinar e aprender

15 de outubro de 2014 1
Divulgação, Mundo Mirim

Divulgação, Mundo Mirim

É muito fácil dizer não às ideias novas. Mudar implica desinstalação na essência do ser humano, naquilo que lhe confere identidade. Em “A Arte de Ensinar e Aprender”, o professor Darbí José Alexandre parte de uma proposta ousada para depois chegar à prática. Ele propõe aos profissionais da educação que mudem seus paradigmas. A “doença da certeza” é fatal e fácil de ser contraída, explica o autor. Para ele, o educador deve esforçar-se continuamente para superar suas limitações para ensinar o aluno.

“A efetiva aprendizagem ocorre quando o aluno está interessado e deseja aprender (…) Aprender é uma tarefa árdua, na qual se convive o tempo inteiro com o que ainda não é conhecido. Para o sucesso nessa empreitada, é fundamental que exista uma relação de confiança e respeito mútuo entre o professor e o aluno…” (página 28).

Com muita segurança, o professor Darbí dá dicas práticas de como elaborar provas e roteiros de trabalhos escolares e descreve exemplos dos melhores recursos instrucionais para serem usados. E avisa: “Os alunos vão à escola para aprender. Facilite-lhes o aprendizado e eles lhes serão gratos para sempre”.

O autor busca, de maneira empolgante, uma reflexão ampla e inovadora sobre a educação. Ele aborda com precisão a importância das mudanças, das novas ideias, da dinâmica escolar e da mudança de paradigmas. O que muitas vezes não permitem de fato um acompanhamento da evolução do mundo moderno, seja como professor ou no dia a dia como cidadão comum.

“A Arte de Ensinar e Aprender” é uma obra essencial para qualquer pessoa que atue na área da educação. Professores, experientes ou não, tirarão muito proveito das sugestões de roteiros para trabalhos escolares e provas.

“A Arte de Ensinar e Aprender”, de Darbí José Alexandre. Editora Mundo Mirim, 240 páginas, R$ 34,90.

Comentários (1)

  • DARBÍ JOSE ALEXANDRE diz: 11 de dezembro de 2015

    OBRIGADO ALDO…. SUA ATENÇÃO ME É MUITO PRECIOSA. DEUS LHE PAGUE

Envie seu Comentário