Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Escritora joinvilense lançará romance na Feira do Livro

13 de abril de 2015 2
Divulgação

Divulgação

No dia 18, às 20 horas, na 12ª Feira do Livro de Joinville, a escritora joinvilense Vera de Souza Oliveira fará o lançamento do romance “Estradas Paralelas, Vidas Desencontradas”.

Vera foi contemplada pela Fundação Cultural de Joinville, por meio do Simdec, para edição de seu livro. Ela iniciou sua vida profissional como professora, aposentou-se no Banco do Brasil e atualmente dedica-se à literatura. Como escritora de contos, participou de algumas antologias e concursos, lançando, agora, este primeiro romance, no qual tenta reproduzir o cotidiano das pessoas simples nas companhias de construção das estradas de ferro entre os anos 1940 até 1970, aproximadamente.

A obra traz como personagem principal Mariana, relembrando seu trabalho como professora, sua luta pela subsistência, os infortúnios, os amores e os preconceitos em uma época em que a maioria das mulheres não exercia funções fora do âmbito de seus lares, não sendo isso aceito por ela, que prefere e, devido às circunstâncias, precisa ir à luta, sempre inconformada e revoltada com a moral e os costumes de então.

A história é baseada em lembranças contadas e escritas em cartas trocadas pelas mulheres da família da escritora, que lecionaram em diversas pequenas cidades catarinenses e nos acampamentos de construção das estradas de ferro em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Todas as ilustrações contidas no livro são da artista plástica Maria Rachel Souza Pires, de Curitibanos, irmã da escritora.

“Estradas Paralelas, Vidas Desencontradas”, de Vera Oliveira, com ilustrações de Maria Rachel Souza Pires.

Comentários (2)

  • Gleice Fernandes. diz: 13 de abril de 2015

    Boa Tarde!

    Aldo, gostaria de obter um contato seu para conversarmos, será que seria possível?

    Fico no aguardo.

    Att.

    Gleice Fernandes

Envie seu Comentário