Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

João e o Pé de Feijão em cordel

21 de maio de 2015 0
Divulgação, Mundo Mirim

Divulgação, Mundo Mirim

Quem não conhece a história do menino João e seus mágicos feijões que o levaram em uma aventura na terra dos gigantes? Publicação da Editora Mundo Mirim, a obra “João e o Pé de Feijão em Cordel”, de César Obeid, é uma releitura do famoso conto de fadas inglês, só que, desta vez, em um formato muito popular na cultura brasileira, o cordel.

Construído em versos bem rimados – característica fundamental dos cordelistas –, o livro reconta a já conhecida trajetória do menino João. O pequeno vive uma situação financeira muito difícil ao lado de sua mãe, e quando resolve vender o único bem de sua família, uma vaca magra, ele vê a sua vida mudar completamente, pois, ao invés de conseguir o dinheiro, ele acaba trocando sua vaca por cinco feijões mágicos, que, segundo a promessa de um velho vendedor, eles cresceriam até o céu.

A literatura de cordel é um estilo de narrativa que trabalha muito bem as rimas, próprio da cultura brasileira e muito popular em terras nordestinas. Nesta publicação da Editora Mundo Mirim, o leitor ainda pode encontrar uma adaptação do conto para o teatro. O autor César Obeid fez questão de preservar a oralidade do estilo de cordel para reescrever a peça e assinalar pequenas rubricas que dão dicas às crianças de como pode ser realizada cada cena.

A obra conta também com belíssimas ilustrações feitas por Eduardo Ver e uma didática introdução sobre a história da literatura de cordel no Brasil. O autor conversa com seus leitores a respeito da origem, os novos formatos em que estão sendo produzidos e até mesmo sobre o milenar processo de xilogravura em que são feitas as artes dos folhetos, além de sugerir que as crianças experimentem produzir versos para aprender mais e se divertir com essa popular técnica.

“João e o Pé de Feijão em Cordel”, de César Obeid, com ilustrações de Eduardo Ver. Editora Mundo Mirim, 40 páginas, R$ 29,90.

Envie seu Comentário