Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 30 outubro 2015

José e o mistério dos bichos da Amazônia

30 de outubro de 2015 0
Divulgação, Pólen

Divulgação, Pólen

Por que alguns bichos vivem soltos na floresta e outros ficam presos em zoológicos? E os bichos domésticos, por que ficam dentro de casa? Essas questões são um grande mistério para José, o protagonista de “José e o Mistério dos Bichos da Amazônia”, novo livro infantil da jornalista e professora universitária Liege Albuquerque, publicado pela Pólen Livros.

Para compor a obra, a autora se inspirou na filha, Catarina, hoje com a mesma idade do protagonista (sete anos), que queria entender por que os bichos de zoológicos pareciam tão tristes, assim como os cães e gatos abandonados nas ruas.

“Fui construindo a história com minha filha, nas noites de Sherazade, em que ficávamos conversando e inventando histórias antes de dormir. Aproveitei para romancear um pouco do ambiente mágico onde tive o privilégio de viver quando morei no interior do Estado, no interior do Amazonas”, conta a autora.

O livro conta como José descobre que existem pessoas más que “roubam” os animais da selva para vendê-los aos zoológicos. Triste, ele vai passar as férias na casa da tia, em Manaus, e então conhece os animais domésticos, que dependem do homem para sobreviver. Essa experiência faz com que ele compreenda que cada tipo de animal precisa de condições adequadas para viverem felizes.

O livro ainda conta com ilustrações primorosas de Carlinhos Müller, com quem Liege trabalhou por muitos anos no jornal “O Estado de S.Paulo”. As imagens reproduzem a grandiosidade da Amazônia, ajudando a contar essa história desse menino que quer espalhar para o mundo os segredos que ele descobriu.

“José e o Mistério dos Bichos da Amazônia”, de Liege Albuquerque, com ilustrações de Carlinhos Müller. Editora Pólen, 32 páginas, R$ 32,00.