Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dinheiro público - o que é, de onde vem, para onde vai

16 de dezembro de 2015 0
Reprodução

Reprodução

Após um período de chuvas, os moradores do bairro Nova Esperança viram um córrego, que até então estava acomodado, de repente, transbordar. Muitos, que não tinham para onde ir, tiveram que se abrigar em uma escola do bairro. E além de não resolver o problema do córrego, a prefeitura construía um caríssimo viaduto. Foi assim que a população se uniu para exigir o bom uso do dinheiro público.

O livro “Dinheiro Público – O que É, de Onde Vem, Para Onde Vai”, de Edson Gabriel Garcia, mostra para a garotada, de forma bem didática, que cuidar do que é bem público é dever de todos porque tudo que o governo municipal, estadual ou federal constrói, compra ou conserta tem um custo que sai do dinheiro que cada cidadão contribui, mesmo indiretamente, na forma de impostos e taxas. Por isso, é necessário cobrar dos seus representantes a boa aplicação dos recursos para que não haja desperdício.

Da mesma forma, cada um tem sua parcela no cuidado de tudo que beneficia a população. Por exemplo, dizer que um telefone depredado não é da sua conta porque você não precisa dele é totalmente sem realidade. Você pode não precisar desse equipamento, mas ele está ali porque, de alguma forma, você ajudou para isso, é seu dinheiro que está aplicado ali.

“Dinheiro Público – O que É, de Onde Vem, Para Onde Vai”, de Edson Gabriel Garcia. Coleção “Conversas sobre Cidadania”. Editora FTD, 64 páginas, R$ 38,40.

Envie seu Comentário