Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Educação Infantil: Prática Pedagógica e Estratégias Metacognitivas

10 de março de 2016 0
Educação Infantil: Prática Pedagógica e Estratégias Metacognitivas

Divulgação, Appris

Acaba de ser lançado o livro “Educação Infantil: Prática Pedagógica e Estratégias Metacognitivas”, obra da escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar Ana Regina Caminha Braga. O livro tem como principal objetivo ajudar o leitor na compreensão das possíveis estratégias no ato de ensinar e aprender, tornando tanto a prática pedagógica do professor quanto a aprendizagem do aluno mais conscientes.“Eu sentia dificuldade em significar o que aprendia. A escola, por algum tempo, ficou muito no automático e isso faz parte de uma metodologia tradicional de ensino, a qual me incomodava, porque não via sentido em estudar certos conteúdos, assim como aplicabilidade no cotidiano”, explica a autora.O livro de Ana, professora das universidades Positivo e Opet, ambas de Curitiba, procura mostrar as possibilidades e o desenvolvimento com a prática do processo metacognitivo, com a possibilidade de motivar o aluno a refletir e tomar consciência de suas aprendizagens. Isso vale desde o primeiro contato com a família e com a escola, passando para o mundo social. Bem como procura tratar das práticas pedagógicas do professor, além das estratégias a serem utilizadas em sala de aula para que o aluno esteja consciente dos processos escolhidos no momento de aprender.

A obra, que tem 192 páginas e foi lançada pela Editora Appris, contribui para a prática pedagógica dos professores, no sentido de levá-los a pensar e se conhecer, inclusive como aprendizes. Dessa maneira, os profissionais irão descobrir novas formas de dialogar e solicitar atividades dos seus alunos ou estipular metodologias e conteúdo nos quais normalmente o aluno não tem espaço para expor suas ideias, dificuldades ou refletir sobre os temas de maneira que o docente possa mediar esse processo.

“Educação Infantil: Prática Pedagógica e Estratégias Metacognitivas”, de Ana Regina Caminha Braga. Editora Appris, 192 páginas, R$ 49,00.

Envie seu Comentário