Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Vem aí mais uma Feira do Livro de Joinville

30 de março de 2016 0
Reprodução

Reprodução

Em sua décima terceira edição, a Feira do Livro de Joinville abre oficialmente no dia 1º de abril, às 19 horas. Com o slogan “A literatura pede passagem”, um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil se consagra por promover o encontro de autores de várias regiões com o público e estimular a formação de leitores. A programação oficial da 13ª Feira do Livro de Joinville está definida e oferece atrações para crianças, adolescentes e adultos. O roteiro de atividades que serão cumpridas de 1º a 10 de abril no complexo do Centreventos Cau Hansen (Teatro Juarez Machado e Centro de Exposições Edmundo Doubrawa). Informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3422-1133 e pelo e-mail feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br. No dia 1º de abril, o público poderá começar a visitar a feira às 9h, mas a abertura oficial do evento ocorrerá às 19h, com a visitação prosseguindo nos dias seguintes das 9h às 21h, e nos sábados e domingos, até 20 horas.

Além da visitação à feira, na qual serão comercializados livros de todos os gêneros literários, haverá palestras, mostra de autores catarinenses, lançamentos de livros e sessões de autógrafos, mostra comentada de filmes, sessões de teatro e de música, exposições e apresentações culturais etc. Integrados ao evento principal ocorrem o painel em torno do tema “A importância da Leitura na formação do operador do direito”, com a participação de representantes do Poder Judiciário, e um seminário para professores que debaterá o tema “Desenvolvendo o gosto pela leitura”. Como ocorre todos os anos, o acesso à programação da Feira do Livro de Joinville é gratuito. Escolas, empresas e instituições interessadas em realizar visitas em grupos podem agendar pelo telefone (47) 3422-1133 ou pelo e-mail agendamento@institutofeiradolivro.com.br.

Na edição de 2016, o evento homenageia o artista joinvilense Juarez Machado, que será homenageado no dia 5 de abril, às 19h. Juarez Machado lançará um livro inédito — “A saída” — e o relançamento de seu primeiro livro de imagens — “Domingo de Manhã” — já esgotado. Segundo a escritora Maria Antonieta Cunha, curadora da Feira do Livro, a presença do artista representa uma homenagem ao talento de um joinvilense que consagra a arte brasileira no cenário internacional. Outro aspecto desta edição é a presença de autores da região ao lado de nomes com atuação marcante na literatura brasileira, promovendo um encontro de experientes escritores em diferentes gêneros e permitindo ao público conhecer o melhor da literatura nacional. Sueli Brandão, presidente do Instituto da Cultura e Educação e idealizadora da Feira do Livro de Joinville, comenta que a edição 2016 ocorre em um momento importante do Brasil, em que a educação e o incentivo à leitura oportunizam a reflexão quanto ao futuro do País.

“Temos o privilégio de ter em Joinville um evento que desde a sua primeira edição buscou este diferencial de promover o encontro de autores com o público e de se notabilizar como agente de formação de leitores e de cidadãos críticos do seu papel na sociedade, ao mesmo tempo em que proporciona ao público a condição de ter acesso a boas obras a preços acessíveis. Um processo de educação só é bem-sucedido com a sinergia destes fatores”, afirma Sueli Brandão, destacando que, apesar do momento difícil da economia, a Feira do Livro se mantém sintonizada com os mesmos propósitos que acompanham a trajetória de 13 anos consecutivos em que é realizada. A Feira do Livro de Joinville é uma iniciativa do Instituto da Cultura e Educação com apoio da Prefeitura de Joinville e Fundação Cultural de Joinville.

Confira a programação:

Sexta, dia 1º

9h – Abertura.
9h – Sessão de autógrafos do livro “O Professor e o Esperto”, de Leo Silva (RJ) — estande de autógrafos.
10h – Atividade do Sesc — palco.
10h15 – Palestra “A História que Sai da Imagem” e sessão de autógrafos com Márcia Széliga (PR) — Teatro Juarez Machado.
11h – Sessão de autógrafos do livro “Salvos pelo Amor”, de Juliane Rodrigues (RJ) — estande de autógrafos.
14h30 – Atividade do Sesc — Palco.
14h30 – Lançamento e sessão de autógrafos dos livros “Duda de Yorkshore” e “Duda de Yorkshore em Família”, de Marisa B Krás Borges (RS) — estande de autógrafos.
15h – Palestra “A História que Sai da Imagem” e sessão de autógrafos com Márcia Széliga (PR) — Teatro Juarez Machado.
15h – Sessão de autógrafos dos livros “Meu Segredo no Diário” e “Horizonte Azul”, de Lira Vargas (RJ) — estande de autógrafos.
15h30 – Contação de histórias — palco.
15h30 – Sessão de autógrafos do livro infantil “Turma da Tia Juju”, de Juliane Rodrigues (RJ) — estande de autógrafos.
19h – Solenidade de abertura — palco.
19h – Palestra “A presença alemã em Santa Catarina, a partir do romance “Malditas Fronteiras”, e sessão de autógrafos com João Batista Melo (MG) — palco
21h – Encerramento.

Sábado, dia 2

9h – Abertura.
9h30 – Mostra de Cinema Infantil: curtas do cineasta João Batista Melo (MG) — Centro de Convenções Alfredo Salfer.
9h40 – Sessão de autógrafos do Livro “Salvos pelo Amor”, de Juliane Rodrigues (RJ) — estande de
autógrafos.
10h – Apresentação musical do Coral Colégio Bom Jesus — Palco.
10h – Palestra para pais e professores: Logosofia — Centro de Convenções Alfredo Salfer.
10h30 – Sessão de autógrafos do livro “O Professor e o Esperto”, de Leo Silva (RJ) — estande de autógrafos.
11h – Bate-papo com pais e educadores sobre o cinema para crianças no Brasil e sessão de autógrafos com João Batista Melo (MG) — Teatro Juarez Machado.
14h – Sessão de autógrafos do livro “Uma Cama para Três”, de Eberson Theodoro (SC) — estande de autógrafos.
15h – Apresentação musical: Coral Hospital Dona Helena — Palco.
16h – Painel “Meu Amor pelos Livros”, com depoimentos de alunos de diversas instituições de ensino — palco.
16h30 – Sessão de autógrafos dos livros “Meu Segredo no Diário” e “Horizonte Azul”, de Lira Vargas (RJ) — estande de autógrafos.
17h – Atividade cultural — palco.
17h – Sessão de autógrafos do livro infantil “Turma da Tia Juju”, de Juliane Rodrigues (RJ) — estande de autógrafos.
19h – Bate-papo “Valor na gestão de negócios: propósito e execução para a área comercial fazer a diferença”, de Delton Batista (SC) — estande de autógrafos.
21h – Encerramento.

Domingo, dia 3

9h – Abertura.
10h – Contação de histórias — palco.
10h30 – Sessão de autógrafos do livro “O Professor e o Esperto”, de Leo Silva (RJ) — estande de autógrafos.
11h – Show de mágica com Mágico Franco (SC) — palco.
14h – Apresentação musical — palco.
15h – Bate-papo e sessão de autógrafos do livro “Elas Contam”, de Elizabeth Fontes, Ana Janete Pedri, Marlete Cardoso, Nilza Helena Vilhena e Odenilde Martins (SC) — estande de autógrafos.
16h – Sessão de autógrafos “A Dança que Encanta Crianças”, de Bernadete Costa (SC) — estande de autógrafos.
16h30 – Espetáculo “Cidade da Chuva”, do Pequeninus Grupo de Arte (SC), e sessão de autógrafos “Cidade da Chuva”, de Humberto Soares (SC) — palco.
17h30 – Lançamento do Livro “Contar Histórias: uns Passarão e Outros Passarinhos” – Coletânea – 20 anos do Proler Joinville, de Taiza Mara Rauen Moraes, Fábio Henrique Nunes Medeiros e Maurício Biscaia Veiga (SC) — palco.
18h – Sarau Música e Poesia, com Rita de Cássia Alves e Ananias Almeida (SC) — palco.
19h – Show de mágica com Mágico Franco (SC) — palco.
20h – Encerramento.

Segunda, dia 4

9h – Abertura.
9h30 – “Desenhando com Chimbica”, de Valério Mattos (SC) — palco.
10h – “As Crônicas de Fiorella”, com a autora Vanessa Martinelli (SC) — palco.
14h – “Desenhando com Chimbica”, de Valério Mattos (SC) — palco.
15h – “As Crônicas de Fiorella”, com a autora Vanessa Martinelli (SC) — palco.
16h – Atividade do Sesc — palco.
19h30 – Bate-papo “Teatro Playback”, com Clarice Siewert (SC) — Teatro Juarez Machado.
20h – Sarau Música e Poesia, com Rita de Cássia Alves e Ananias Almeida (SC) — palco.
21h – Encerramento.

Terça, dia 5

9h – Abertura.
9h às 17h – Seminário para professores: “Desenvolvendo o gosto pela leitura”, com Lúcia Fidalgo (RJ) e Maria Alexandre de Oliveira (SP) — Teatro Juarez Machado.
9h30 – Encontro com o escritor Jura Arruda (SC) — palco.
10h – “A Menina Distraída” — uma luta contra o bullying, com a autora Vanessa Bencz (SC) — palco.
10h30 – Atividade do Sesc — palco.
14h – Encontro com o escritor Jura Arruda (SC) — palco.
14h30 – “A Menina Distraída” — uma luta contra o bullying, com a autora Vanessa Bencz (SC) — palco.
15h – Atividade do Sesc — palco.
16h – Lançamento do livro “Coração Guarani”, da escritora Marlete Cardoso — palco.
19h – Homenagem ao patrono da Feira do Livro, o artista Juarez Machado; lançamento dos livros de imagem “Domingo de Manhã” e “Saída”, de Juarez Machado; Apresentação de Mello e Banda — palco.
21h – Encerramento.

Quarta, dia 6

9h – Abertura.
9h – Painel “Professores escritores” – Rede Municipal de Ensino — Teatro Juarez Machado.
9h30 – Bate-papo “Ficção e realidade: escrevendo histórias com as quais o público se relaciona” – com a escritora Janda Montenegro (RJ) — palco.
10h – Atividade do Sesc — palco.
10h30 – Sessão de autógrafos dos livros “Meu Segredo no Diário” e “Horizonte Azul”, de Lira Vargas (RJ) — estande de autógrafos.
14h – Bate-papo “Ficção e realidade: escrevendo histórias com as quais o público se relaciona” — com a escritora Janda Montenegro (RJ) — palco.
14h às 18h – Oficina: “Dinâmicas em literatura infantojuvenil e seus aspectos formativos” – com Maria Alexandre de Oliveira (SP) — Centro de Convenções Alfredo Salfer.
15h – Contação de histórias — palco.
16h – Encontro com Juarez Machado — palco.
18h – Bate-papo “Viver (não) é tudo – Diário da perseverança”, com o escritor Alcides Buss (SC) — estande de autógrafos.
19h – Apresentação do Coral Arte Maior — palco.
19h30 – Teatro de fantoches e Brincadeiras — Teatro Juarez Machado.
20h – “O Pinho Toca Forte – Histórias do Violão em Joinville”, com Guilherme Diefenthaeler (SC) — palco.
21h – Encerramento.

Quinta, dia 7

9h – Abertura.
9h30 – Apresentação musical “O Mágico de Oz” – Colégio Tupy (SC) — Teatro Juarez Machado.
9h45 – Bate-papo “Ficção e realidade: escrevendo histórias com as quais o público se relaciona” -
com a escritora Janda Montenegro (RJ) — palco.
14h – Lançamento do livro “Respostas para Tudo”, de Marinaldo de Silva e Silva (SC) — palco.
15h – Apresentação musical “O Mágico de Oz” – Colégio Tupy (SC) — Teatro Juarez Machado.
15h30 – Bate-papo: “Escritos da paixão – do Samba ao futebol” e sessão de autógrafos com Luís Pimentel (RJ) — palco.
16h – Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Luzia, a Gatinha Pretinha”, de Eleonora de Medeiros (RS) — estande de autógrafos.
19h – Bate-papo: “Escritos da paixão – do samba ao futebol” e sessão de autógrafos com Luís Pimentel (RJ) — palco.
20h – Palestra “Valores essenciais para o profissional da atualidade”, com Daniel Lopes Martins (MG) – logosofia — Teatro Juarez Machado.
21h – Encerramento.

Sexta, dia 8

9h – Abertura.
9h30 – Bate-papo: “Escritos da paixão – do samba ao futebol” e sessão de autógrafos com Luís Pimentel (RJ) — palco.
9h45 – Sessão de autógrafos do livro “Uma Orquestra Especial”, de Luciana Costa (RJ) — estande de autógrafos.
10h – Bate-papo com a escritora Graciela Mayrink (RJ) — Teatro Juarez Machado.
10h30 – Contação de histórias e sessão de autógrafos de “O Sonho de Caio”, com Isabella Ingra (RJ) — palco.
14h30 – Hora do Conto – “Luzia, a Gatinha Pretinha”, com Eleonora Medeiros (RS) — palco.
15h – Lançamento do livro infantil “Por quê?”, de Cacá Melo (RJ) — estande de autógrafos.
15h30 – Contação de histórias e sessão de autógrafos de “O Sonho de Caio”, com Isabella Ingra (RJ) — palco.
16h – Encontro com o autor Celso Gutfreind (RS) e sessão de autógrafos dos livros “Crônica dos Afetos” e “A criança Através do Espelho” — Teatro Juarez Machado.
16h15 – Bate-papo com a escritora Graciela Mayrink (RJ) — palco.
18h30 – Apresentação musical do Coral Arte Maior — palco.
19h – Palestra: “A Utilização da literatura na saúde mental e na aprendizagem”, com Celso Gutfreind (RS) e sessão de autógrafos dos livros “Crônica dos Afetos” e “A Criança Através do Espelho” — palco.
19h30 – Painel “A importância da leitura na Formação do operador de direito”, com Dr. Maurício Povoas, Dr. Luis Gustavo Cardoso, Dr. João Marcos Buch, Dra. Maria de Lourdes Bello Zimath e Dra. Giordani Flenik — Teatro Juarez Machado.
21h – Encerramento.

Sábado, dia 9

9h – Abertura.
9h30 – Sessão de autógrafos do livro “Uma Orquestra Especial”, de Luciana Costa (RJ) — estande de autógrafos.
9h30 – Bate-papo com a escritora Graciela Mayrink (RJ) — palco.
10h – Contação de histórias — palco.
10h30 – Apresentação do Coral Arte Maior — palco.
11h – Sessão de autógrafos do livro “Cartas para Você”, de Maria Eduarda Razzera (SC) — estande de autógrafos.
13h30 – Sessão de autógrafos do livro “Romances em Contos 2″, de Flávia Cunha e Stella Cáceres (SE) — estande de autógrafos.
14h – Lançamento do livro infantil “Brinco de Pérola”, de Manoela Ramoniga Furtado e Miriam Ramoniga (SC) — estande de autógrafos.
14h45 – Bate-papo sobre o livro “A Lua que eu te Dei”, de Ana Rapha (PR) — estande de autógrafos.
15h – Contação de histórias e brincadeiras com Isabella Ingra (RJ) — palco.
16h – Bate-papo “Dramaturgia como literatura”, com Borges de Garuva (SC) — palco.
17h – Apresentação da Escola de Dança Justine Remond (SC) — palco.
17h30 – Sessão de autógrafos do Livro “A Lua que eu te Dei”, de Ana Rapha (PR) — estande de autógrafos.
18h – Sessão de autógrafos do Livro “No Tempo da Ana Bugra”, de Urda Klueger (SC) — estande de autógrafos.
18h45 – Sessão de autógrafos do Livro “A Lua que eu te Dei”, de Ana Rapha (PR) — estande de autógrafos.
19h – Palestra “Os meus olhos que não eram os meus” e sessão de autógrafos com Helenah (DF) — palco.
21h – Encerramento.

Domingo, dia 10

9h – Abertura.
10h – Sessão de autógrafos do livro “Uma Orquestra Especial”, de Luciana Costa (RJ) — estande de autógrafos.
10h30 – Lançamento do livro “As Estrelas da Vila do Luar”, de Quésia Cunha (SC) — palco.
11h – Sessão de autógrafos do livro “A Lua que eu te Dei” de Ana Rapha (PR) — estande de autógrafos.
11h – Sarau Música e Poesia, com Rita de Cássia Alves e Ananias Almeida (SC) — palco.
15h – Sarau Música e Poesia, com Rita de Cássia Alves e Ananias Almeida (SC) — palco.
16h – Leitura de poesias e sessão de autógrafos de “Carretel”, de Valmir Capim Neitsch (SC) — palco.
20h – Encerramento.

Envie seu Comentário