Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O bisavô do avô

27 de abril de 2016 0
Divulgação, Mundo Mirim

Divulgação, Mundo Mirim

Escolher uma opção sempre implica não escolher todas as outras, por isso, tomar decisões é sempre tão difícil. Agora imagina ter ainda de ouvir as opiniões das pessoas, sendo que cada uma tem algo diferente a dizer.

Em “O Bisavô do Avô”, a autora Anna Claudia Ramos utiliza o recurso de uma narrativa dentro da outra para recontar a clássica fábula de La Fontaine, “O Menino, o Velho e o Burro” e ensinar aos pequenos que é importante respeitar as pessoas e suas opiniões, mas também é muito importante valorizar nossas próprias ideias e seguir em frente, a despeito das críticas dos outros.

Na narrativa, o menino da cidade espera ansiosamente as férias de todo ano para ir ao sítio do avô. Além de andar a cavalo e tomar banho de rio, o que ele mais gosta é ouvir o avô contando histórias de há muito tempo.

Sua preferida é aquela em que o avô relata a saga de seu bisavô (o bisavô do avô) na venda de um burro, muitos anos atrás. No caminho até o local do negócio, todo mundo palpitou: “Por que o velho não monta no burro?”, “Por que o menino não monta no burro”, “Por que judiam do pobre animal montando nele?”.

“E foi assim que, depois de toda essa amolação, eles venderam o burro e voltaram para casa. Mas meu bisavô não parava de pensar naquela história toda. Foi quando se deu conta de uma coisa: não devemos agir pela cabeça dos outros. Em qualquer situação, vai existir alguém que vai falar da gente, seja bem ou mal porque cada pessoa pensa diferente” (página 25).

A leitura, indicada para crianças de sete a oito anos, traz a ludicidade e pedagogia típicas das fábulas para conscientizar os pequenos de que é impossível agradar a todos. Um problema pequeno, se receber muitos palpites, pode se tornar grande quando, ao invés de fazer o que se acha correto, se decide fazer o que os outros querem.

“O Bisavô do Avô”, de Anna Claudia Ramos, com ilustrações de Adriana Vegas e Roger Marmo. Editora Mundo Mirim, 32 páginas, R$ 27,90.

Envie seu Comentário