Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Alfabetização por um Caminho Suave

10 de maio de 2016 0
Divulgação, Caminho Suave

Divulgação, Caminho Suave

A dica que eu vou dar hoje vai fazer muita gente voltar aos primeiros tempos da escola. Trata-se do livro “Caminho Suave — Alfabetizando pela Imagem”. Foi com a cartilha “Caminho Suave”, da educadora Branca Alves de Lima (in memoriam), que muitos, como este que vos escreve, aprenderam as primeiras letras e sílabas na escola.

O tempo passou, mas a cartilha, hoje parte do grupo da Editora Edipro, mantém a sua essência, claro que com as atualizações que o tempo exige. Lançada em 1948, com o objetivo de facilitar o aprendizado de crianças e adultos no mundo das letras, como seu nome sugere, a coleção foi um grande sucesso por tratar da alfabetização de maneira simples e inteligente. Um dos livros, a famosa e tradicional cartilha “Caminho Suave”, já está na 132ª edição.

O sucesso do método fácil, verdadeiramente testado e aprovado, fez com que esta cartilha obtivesse a classificação de multifuncional: serve para alfabetizar crianças, jovens e idosos; é muito usada entre estrangeiros, especialmente, pelos japoneses; serve como método de reforço de alfabetização; e é usado amplamente em programas de alfabetização solidária.

Além da multifuncionalidade, há ainda a lembrança afetiva que a coleção traz aos que por ela foram educados. Assim, a cartilha pode ser, inclusive, dada como um presente aos que já saíram da escola, mas também às crianças como conteúdo complementar, para pintar e aprender brincando.

Indicado como material didático, da educação infantil ao ensino fundamental, e também como livros de apoio ao ensino de português, a coleção traz um conteúdo ricamente ilustrado e é indicado para todos aqueles que precisam desenvolver ou aprimorar a coordenação visomotora e as demais habilidades essenciais na arte da escrita.

Didaticamente estruturado, os livros que vão até a 4ª série (do antigo 1º grau) oferecem o treino da escrita de todas as letras do alfabeto – apresentadas nas versões de fôrma e cursiva –, das palavras e dos números. A coleção, que apresenta consagrado método de ensino, ainda hoje é adotada por professores das redes pública e privada, na alfabetização de idosos, educação solidárias, além dos projetos sociais religiosos ou seculares.

As edições Caminho Suave são usadas tanto no método principal como no material de apoio a outras estratégias educacionais. Mais do que ajudar o estudante a conquistar uma letra legível e ganhar rapidez ao escrever e raciocinar, estes livros contribuem ao aprendizado e evolução da linguagem escrita da atual sociedade.

“Alfabetização pela Imagem”, de Branca Alves de Lima. Editora Caminho Suave, 128 páginas, R$ 46,00.

Envie seu Comentário