Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Livro aborda a importância do brincar

21 de outubro de 2016 0
Divulgação, Peirópolis

Divulgação, Peirópolis

Não é novidade que o brincar gera muitos benefícios à criança, principalmente o desenvolvimento da coordenação motora e da imaginação. E o livro “Brinquedos do Chão: o Imaginário, a Natureza e o Brincar”, de Gandhy Piorski, trata desses aspectos. em relação com a natureza.

A obra inaugura uma série que explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria, tão esquecida nos estudos sobre a infância. Assim como o brinquedo, interessa ao autor, artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo.

O primeiro volume é dedicado aos brinquedos da terra, que caracterizam, na produção material, gestual e narrativa da infância, a investigação da matéria e as operações da imaginação no forjar a elaboração e o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo.
O estudo desdobrou-se também em várias exposições de brinquedos colecionados ao longo dos anos, e seu corpo teórico vem repercutindo em diferentes espaços em que a criança é tema de interesse.

“Brinquedos do Chão: o Imaginário, a Natureza e o Brincar”, de Gandhy Piorski. Editora Peirópolis, 156 páginas, R$ 42,00.

Envie seu Comentário