Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Uma aula de educação financeira para as crianças

08 de dezembro de 2016 0
Divulgação

Divulgação

Gabriel é um garoto de dez anos muito bom em matemática. Um dia, após voltar da escola, conta à mãe, dona Leda, que a professora Márcia ensinou em sala que 1+1 é igual a 3. Intrigada com a informação do garoto, dona Leda pede para que Gabriel a conte como isso é possível.

Na obra Quando 1+1=3, escrita por Lílian Patrícia, Gabriel conta à mãe como a afirmação da professora também o intrigou no início, mas, com o auxílio de exemplos simples e práticos, ele começou a entender como chegar a esse resultado:

“Quando eu digo a vocês que tenho três chocolates no almoço e como os quatro e pergunto quantos sobram para o jantar é o mesmo significado de quando vão às compras com seus pais e eles dizem que não podem comprar naquela hora, mas, mesmo assim, acabam levando o produto que não existia em sua lista de compras, e realizam o pagamento com o cartão de crédito, a ser pago no mês seguinte.”

Assim que Gabriel e seus colegas de sala aprendem que, quando se torna um adulto se assume a responsabilidade de algumas contas para viver, a professora Márcia dá dicas e ensina os garotos a economizarem e ajudarem nas despesas de casa para que o salário dos pais renda no final do mês:

— Sabe aquela hora quando vocês saem do quarto e não fica ninguém lá dentro?

— Sabemos!!!

— Pois é, levante a mão quem aqui apaga a luz.

Ninguém da sala levantou a mão.

— Então, crianças, já está aí uma oportunidade de ajudarem seus pais a realizarem economia e transformarem 1+1 em 3.

Com uma linguagem fácil e acessível, o enredo navega no mundo infantil fazendo alusões com acontecimentos cotidianos para ensinar aos pequenos como economizar e auxiliar os pais no controle dos gastos domésticos. E, além do aprendizado, incentiva a leitura das crianças.

“Quando 1+1=3″, de Lílian Patrícia, com ilustrações de Alex Sander. O livro tem 40 páginas, custa R$ 30,00 e é vendido exclusivamente pela página da autora: http://bit.ly/2ex26ru e pelo e-mail escritoralilianpatricia@gmail.com.

Envie seu Comentário