Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

O amigo invisível de Amanda

02 de fevereiro de 2017 0
Divulgação, Brinque-Book

Divulgação, Brinque-Book

Todas (ou quase todas) as crianças têm uns seres que só elas conseguem ver e conversar. A sugestão de hoje do Blog do Aldo também tem uma personagem que “convive” com eles. “Os Imaginários”, escrito pelo renomado autor britânico A. F. Harrold, poeta e mestre das palavras para crianças e jovens, é um livro que, desde a primeira página, cativa os leitores sobre essa história tão comum que é ter um amigo invisível.

Apenas Amanda conseguia ver seu amigo imaginário, Rodger, até o sinistro sr. Tordo bater à sua porta. O sr. Tordo caça imaginários. Será que os dois amigos sobreviverão a essa aventura?

Para os professores, esta história permite trabalhar temas como amizade, imaginação/amigo imaginário e identidade. O livro permite abordar diversos temas em sala de aula, por exemplo: boa parte das brincadeiras de Amanda e Rodger envolve usar a imaginação para criar aventuras.

Discuta com os alunos se eles também tinham brincadeiras assim e faça uma lista relacionando-as. A amizade também tem papel importante na narrativa: o livro contrapõe constantemente a amizade de Amanda e Rodger com seus amigos da escola, Vicente e Júlia. Converse com os alunos sobre como essas duas amizades se opõem e o que significa ser um bom amigo. Peça que eles escrevam uma redação sobre o tema.

“Os Imaginários”, de A. F. Harrold, com ilustrações de Emily Gravett e tradução de Alexandre Boide. Editora Escarlate, 240 páginas, R$ 44,00.

Envie seu Comentário