Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ler é uma grande onda, Cara! É isso aí, Bro!

13 de março de 2017 0
Olha a onda

Divulgação, Brinque-Book

Numa manhã ensolarada, dois amigos, Cara e Bro, personagens do livro “Olha a Onda!”, de Kwame Alexander, vão à praia com ideias bem diferentes sobre o que fazer lá. Cara quer surfar com seu amigo Bro, mas, para seu espanto, Bro está tão entretido com um livro que prefere terminar a leitura primeiro. Porém, durante o caminho, o entusiasmo e o envolvimento de Bro com o livro instigam Cara a ponto de ele querer ler também.

Dicas de questões que os professores podem tratar com os alunos: no início da história, Cara trata a leitura como algo chato e entediante. Os alunos se sentem ou já se sentiram assim? O que os fez mudar de ideia, ou o que poderia convencê-los do contrário, caso ainda não gostem de ler? Que indicativos a narrativa dá de que a leitura é uma atividade divertida e prazerosa? Apesar de nunca ser mencionado explicitamente, Bro está lendo um livro muito famoso (“Moby Dick”, de Herman Melville), que os alunos talvez reconheçam. Quais pistas o autor e o ilustrador deixam para que o leitor identifique a obra?

Neste livro, ficção e realidade se misturam perfeitamente, numa divertida homenagem ao prazer da leitura e à imaginação. Esta divertida história permite trabalhar temas como incentivo à leitura, imaginação e amizade.

“Olha a Onda!”, de Kwame Alexander, com ilustrações de Daniel Miyares e tradução de Gilda de Aquino. Editora Brinque-Book, 28 páginas, R$ 35,00.

Envie seu Comentário