Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Conheça as viagens do pãozinho até chegar a sua mesa

23 de março de 2017 0
Divulgação, Cortez

Divulgação, Cortez

Eu não conheço alguém que nunca tenha comido um pãozinho. Você conhece? Difícil, não é mesmo? Mas agora responda: quem conhece a trajetória desse alimento tão presente nas nossas mesas? A dica de hoje, “As Viagens de um Pãozinho”, escrito e ilustrado pelo manezinho Sérgio Meurer, conta isso para nós.

Aliás, o livro é uma delícia, como o próprio título sugere.  A obra tem como personagem principal um simpático pãozinho, apresentando toda a sua trajetória do campo de trigo à mesa da casa e um pouco mais, com final surpresa. A narrativa é leve, com o texto em versos com rimas, tendo como tema um objeto tão presente no cotidiano. “As pequenas coisas do dia a dia passam por grandes histórias” — assim é a jornada do pãozinho, sugerindo também a importância das coisas cotidianas. As ilustrações combinam perfeitamente  com o texto — são também leves, com predomínio de suaves cores quentes, que remetem ao calor do pãozinho quando sai do forno.

O personagem é capaz de nos cativar não apenas pelo sabor, mas também pela personalidade de uma história que vai além das padarias… Um “prato feito” para que os educadores trabalhem com as crianças as tradições, os hábitos alimentares, os sentidos, além da importância do pão na vida de todos.

O livro foi selecionado no PNLD 2013 — Obras complementares, tendo alcançado milhares de leitores em várias regiões do Brasil. Além do prazer da leitura, o livro é indicado para enfatizar a noção de processo, da importância das coisas do dia a dia, de  hábitos alimentares, com referências também à arte e possibilitando boas análises de imagem. Indicado especialmente para a faixa de sete e oito anos, a fruição da leitura é possível para todas as idades.

“As Viagens de um Pãozinho”, texto e ilustrações de Sérgio Meurer. Cortez Editora, 36 páginas, R$ 36,00.

Envie seu Comentário