Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Miriam Leitão apresenta "A Menina de Nome Enfeitado"

12 de junho de 2017 0
Divulgação

Divulgação

Começando a semana, quero sugerir para a criançada um livro da jornalista Miriam Leitão, que esteve no dia 10 de junho, sábado, na Feira do Livro de Joinville. Todo mundo conhece Miriam como jornalista de economia (e até política e outros assuntos, por que não?), mas talvez nem tantos saibam que ela também escreve para crianças.

A história de “A Menina de Nome Enfeitado” se passa em um sítio onde tia Nininha e a sobrinha Nathália brincam com letras para falar às crianças do mágico mundo da leitura. E não é que a garotinha cismou com a letra “h” do nome dela? Segundo ela, a letra não vale nada, pois com “h” ou sem, o nome dela ficaria o mesmo. Mas a tia mostra que não é bem assim.

As duas passeiam pelo sítio vendo, nos ninhos de passarinhos e no caminho da mata, na chuva e nas galinhas, que o “h”, que parece sem som, é indispensável na língua portuguesa.

O livro tem o objetivo de ajudar as crianças na fase da alfabetização, mas o sentido maior da aventura de tia Nininha e a sobrinha Nathália é mesmo seduzir as crianças para o maravilhoso mundo da leitura.

Leitora voraz desde criança e avó empenhada em estimular o prazer da leitura entre os pequenos, Miriam Leitão demonstra, nesta pequena fábula, a mesma habilidade com as palavras que ela possui quando escreve sobre economia e outros assuntos de “gente grande”.  A história foi inspirada num fato real, uma conversa que a autora teve há muitos anos com uma de suas sobrinhas. Não por acaso, de nome Nathália.

“A Menina de Nome Enfeitado”, de Miriam Leitão, com ilustrações de Alexandre Rampazo. Editora Rocco, 32 páginas, R$ 29,50.

Envie seu Comentário