Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Festas juninas e seus elementos são desvendados em obra para o público infantil

13 de junho de 2017 0
Divulgação

Divulgação

O mês de junho chegou e com ele os preparativos para as festas juninas. Celebração típica nos quatro cantos do Brasil, a festividade é multicultural em sua essência e tem características marcantes como a mistura de cores, a música, a culinária e os folguedos que garantem diversão para todas as idades. As festas juninassão um bom pretexto para as crianças conhecerem costumes e culturas de outros locais que, com o passar do tempo, foram agregados às tradições brasileiras e transformaram a Festa de São João na principal comemoração do calendário brasileiro. O educador e escritor César Obeid explora essa grande festa no livro “Rimas Juninas”, publicado pela Editora Moderna.

Escrita em versos de cordel, a obra aborda o surgimento dessa celebração e dialoga com diversos elementos que compõem as festas de junho, como o casamento e a quadrilha, o correio elegante, as brincadeiras e os quitutes típicos, e percorre seus significados, curiosidades, entre outros. César Obeid propõe a descoberta desse universo das tradições caipiras por meio de variadas abordagens linguísticas, como poemas, receitas culinárias e textos de teatro, que tornam a leitura acessível e prazerosa.

Além de seu conteúdo informativo, “Rimas Juninas” traz em seu projeto visual cenários elaborados com belas cerâmicas figurativas de Ana Souza. Por meio delas, a artista reproduz a energia e o colorido dessa festividade com um toque de brasilidade digno das tradicionais quermesses. A obra é indicada para leitores a partir dos oito anos.

“Rimas Juninas”, de César Obeid, com ilustração figurativa de Ana SouzaColeção Saber em CordelEditora Moderna56 páginas, R$ 46,00,

Envie seu Comentário