Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Livro retrata a reconciliação histórica entre a Igreja e padre Cícero

14 de julho de 2017 0
Divulgação, Paulinas

Divulgação, Paulinas

A reabilitação histórica e canônica de um dos personagens mais emblemáticos do Brasil, o padre Cícero Romão Batista, é o tema central do livro “Padre Cícero: Santo dos Pobres, Santo da Igreja”, de Annette Dumoulin, lançamento da Paulinas Editora.

O livro apresenta a “nova imagem” do padre retratada nos documentos recolhidos pela Comissão de Estudos, a pedido da Congregação para a Doutrina da Fé, em 2001. Montou-se, então, a verdadeira história do padre, confirmando os relatos dos devotos, que, como diz a autora, compõem “a epopeia sofrida por este humilde sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana”.

O pedido de reabilitação de padre Cícero foi entregue pela comissão da Diocese do Crato-CE à Santa Sé em 2006. Em 5 de setembro de 2014, o papa Francisco não só aprovou a recomendação de reabilitação histórica, como também enviou uma mensagem oficial aos fiéis do “Padim Ciço”, como ele é carinhosamente chamado. A reabilitação cumpre uma previsão do padre Cícero, que dizia: “A própria Igreja vai me fazer justiça… O papa vai dizer a verdade sobre mim”.

Segundo a Santa Sé, padre Cícero Romão Batista é “uma figura a ser valorizada do ponto de vista pastoral e religioso”. O Vaticano reconhece no padre “um possível instrumento de evangelização”, uma vez que “deixou marcas profundas no povo nordestino a intensa devoção do padre à Virgem Maria”.

A devoção a padre Cícero leva aproximadamente dois milhões de pessoas todos os anos à basílica do Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, no Ceará, onde há uma grande estátua do padre. Segundo a autora, “o verdadeiro padre Cícero é aquele de quem os devotos sempre falaram”, e é essa descrição que o livro quer apresentar aos leitores. A obra está disponível na Rede Paulinas de Livrarias, pelo 0800 70 100 81 e no site www.paulinas.com.br.

“Padre Cícero: Santo dos Pobres, Santo da Igreja – Revisões Históricas e Reconciliação”, de Annette Dumoulin. Edições Paulinas, 264 páginas, R$ 25,80.

Envie seu Comentário