Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Os Mafagafos ensinam que música e diversão são coisas sérias

22 de setembro de 2017 0

Mafagafa

Mafagafo

Olá, galerinha. Todo mundo está acostumado a ver dicas de leitura no blog, certo? Pois hoje vou fazer um pouco diferente e vou sugerir um CD com músicas para a criançada. Digo “um pouco diferente” porque só muda o formato, mas o conteúdo e o objetivo são os mesmos: histórias cantadas para a turminha se divertir e aprender, claro.

Estou falando do álbum “Mafagafolândia”. Trata-se de um projeto destinado a crianças de zero a quatro anos, composto de dez faixas. As gravações ocorreram nos estúdios Machine e S de Samba, a produção musical e os arranjos ficaram por conta de Pedro Caldas, a produção executiva foi comandada por Lia Vicente e Simone Rodrigues e a mixagem e a masterização foram feitas por Antonio Arruda.

O projeto que teve início em 2011 é feito em família e com muito amor. À frente está o casal Lia Vicente e Pedro Caldas. “Quando engravidamos do Francisco, nosso primeiro filho, decidimos oferecer a ele uma experiência musical rica, com experimentações em casa, além de ritmos e texturas sonoras que estimulassem seu interesse pelo assunto. Foi assim que começamos a interpretar canções de domínio público e compor algumas próprias também0″, explica Lia.  “Depois de quatro anos, tivemos o Joaquim, nosso segundo filho, e nesse momento o Francisco já começou a fazer algumas participações especiais em nossas produções, compondo com o pai e interpretando na voz e xilofone”, complementa.

O repertório é composto por canções autorais, exceções feitas a “Pela Estrada” e “Tem Gato na Tuba” (Braguinha) e “O Sapo não Lava o Pé” (domínio público). Os ritmos presentes são os mais variados para apresentar diferentes estilos musicais às crianças, entre eles baião, reggae, blues, bluegrass e MPB, além é claro da exploração com grande variedade de instrumentos musicais.

“Nesse disco mesclamos algumas composições do Braguinha com composições próprias que foram cuidadosamente pensadas para a primeira infância. Buscamos a maior diversidade de ritmos e instrumentos possível para compor um leque bastante completo de iniciação musical”, diz Pedro Caldas.

A gravação contou com os seguintes músicos: Lia Vicente (voz), Renato Raiz (voz e percussão), Pedro Caldas (guitarras, baixo, teclado e programação), o músico Wagner Andrade (guitarra) participou das canções “Tem Gato na Tuba” e “O Tobias é Legal” e o Edu Santana (teclado) participou de “O Tobias É Legal”. Além, é claro da participação do pequeno Francisco nas especialíssimas “Melô do Xilo” e “Pão”.

A carro-chefe “Mafagafolândia” ganhou versão em videoclipe, que já está disponível para visualização no canal da banda no Youtube, com ilustração de  Marcelo Rampazzo e roteiro e animação de Tiago Hillesheim.

As apresentações foram planejadas para terem bastante interação com o público, com mescla de pequenas histórias na introdução de cada música, tendo assim um contexto e instigando a curiosidade das crianças. O figurino faz conexão com os personagens do clipe por meio de suas cores, discretamente aplicadas em seus elementos e adereços.

“A intenção é que as crianças abram um horizonte de possibilidades, divirtam-se e troquem carinho e ternura familiar por meio da música“, finaliza Lia Vicente.

Confira:

Site oficial: www.osmafagafos.com.br.
Link do videoclipe “Mafagafolândia”: https://youtu.be/MYZm-aR2IJU
Fanpage: @OsMafagafos

Faixa a faixa:

1 – Mafagafolândia – 02’55” (Lia Vicente e Pedro Caldas);
2 – Redondo – 03’25” (Lia Vicente e Pedro Caldas);
3 – Chapeuzinho Vermelho (Pela Estrada) – 01’38” (Braguinha);
4 – O Sapo não Lava o Pé – 02’21” (Domínio Público);
5 – Tem Gato na Tuba – 02’03” (Braguinha);
6 – Melô do Xilofone – 0’54”(Pedro Caldas);
7 – Pão – 02’22” (Lia Vicente e Pedro Caldas);
8 – O Tobias é Legal – 01’25” (Lia Vicente e Pedro Caldas);
9 – Passarinho – 02’47”(Lia Vicente e Pedro Caldas);
10 – Chuva – 03’09”(Renato Raiz e Lia Vicente)

Envie seu Comentário