Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A morte ronda novamente os gramados: jogador desmaia na Espanha

28 de agosto de 2007 3

Neste sábado, o Sevilla goleou o Getafe por 4×1 na abertura do Campeonato Espanhol 2007/08. Porém o jogo foi marcado pelo desmaio do jovem lateral-esquerdo Antônio Puerta, do Sevilla. De 22 anos, Puerta desmaiou no primeiro tempo e foi para o vestiário. No intervalo, desmaiou de novo e foi levado às pressas para um hospital da cidade. Puerta sofreu três paradas cardiorespiratórias e segue em estado grave.

No ano de 2003, na Copa das Confederações, a estrela camaronesa Marc-Vivien Foé morreu em campo após sofrer uma parada cardíaca no jogo contra a França. Logo depois, o atacante Cristiano, do Dempo, faleceu na Índia em um jogo decisivo da Copa da Índia, após sofrer um choque seu segundo gol, o do título, na conquista sobre o Mohun Bagan.

Mais incrível foi a morte do atacante húngaro Miklos Féher, do Benfica, no mesmo ano. Ele sorri, se abaixa, desmaia e morre em circunstâncias ainda mal explicadas. No Brasil, a morte do zagueiro Serginho, do São Caetano, em um jogo contra o São Paulo em 2004, acabou salvando muitas vidas. Cardiopata, Serginho jogava contra indicação médica, mas sua morte revolucionou a atenção do futebol para com a saúde.

Desde então, os estádios tem UTI%27s móveis e os clubes também tem desfibriladores nos CT%27s. Testes regulamentares são feitos nos clubes, bem mais extensivos que os anteriores. Vários torcedores também já foram atendidos pelas UTI%27s, que não eram tão equipadas antes da tragédia de 2004 no Morumbi.

Recentemente, o volante Diogo do Cruzeiro foi salvo por um equipamento destes após um treino na Toca da Raposa II. Jogadores como Washington, ex-Inter, Grêmio e Atlético-PR, e Fabrício Carvalho, ex-São Caetano, fizeram cirurgias reparadoras de defeitos congênitos no coração. Abaixo, vídeos em tributo à Foé e Féher, e o desmaio de Puertas no sábado.

Homenagem à Marc-Vivien Foé e Miklos Féher:

Susto em Sevilha com Antônio Puerta:

Postado por Alexandre Perin

Comentários (3)

  • Mariane Batista diz: 28 de agosto de 2007

    Assunto bem lembrado, principalmente pela precariedade que existia antes nos estádios.

  • Capelli diz: 28 de agosto de 2007

    E acaba de ser noticiada a morte do Puerta. Lamentável.

    Perin, boa sorte no novo blog! Você merece.

  • vitor dorneles diz: 28 de agosto de 2007

    muito bom esse vídeo, mostra como o esporte prega peças na gente

    ótimo blog

    continue assim

    abraço

    falta uns do internacional

Envie seu Comentário