Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 13 setembro 2007

Uh, Fabiano: O Gre-Nal do 5x2

13 de setembro de 2007 3

Era uma vez um time campeão da Libertadores, do Brasileirão e da Copa do Brasil, mas em declínio técnico nos últimos meses. Do outro lado, um desafiante em ascensão, que havia vencido o arquirrival no Campeonato Gaúcho depois de três anos de insucessos. Campeão? Grêmio. Desafiante? Internacional. O jogo? Pelo Brasileirão. A data? 24 de agosto de 1997, dez anos atrás. Local? Estádio Olímpico abarrotado de torcedores. O dia? Chovia muito até uma hora antes do jogo, quando um radiante sol surgiu e abafou aquela tarde de inverno.

Treinado por Hélio dos Anjos, o Grêmio vinha de resultados muito irregulares no Brasileirão, mas havia feito uma excursão de sucesso na Europa, conquistando a bela taça Caravela em Zaragoza. O time estreou Beto naquela tarde, e tinha como outras estrelas Danrlei, Sérgio Manoel e Guilherme. Já o Inter liderava, estava invicto no Brasileirão e era comandado por um novato Celso Roth, e tinha o centroavante Christian, o goleiro André e o atacante Fabiano como principais destaques.

E foi justamente Fabiano que entrou para história. Depois de um início conturbado (quatro expulsões, um gol de Christian e uma lesão de Danrlei até hoje mal explicada), o ponteiro colorado acabou com o jogo: fez dois gols, deu o passe para outro e ainda destruiu a dribles os zagueiros Luciano (que logo foi negociado) e Rivarola. O Inter chegou a fazer 4×0, o Grêmio descontou e até o placar do Olímpico %27estragou%27. Nada que estragasse a festa da minoria colorada, em uma goleada que não acontecia há quase 30 anos.

Depois daquela tarde, o Grêmio desandou e quase foi rebaixado. Já o Inter seguiu muito bem e só caiu na fase semifinal, quando foi prejudicado (assm como Atlético-MG e Santos) por arbitragens em prol do Palmeiras. Mas isto foi depois. Naquele dia, Fabiano vermelhou

Grêmio 2 x 5 Internacional
Data: 24/08/1997
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre
Arbitragem: Oscar Roberto de Godói

GRÊMIO
Danrlei (Murilo), Arce, Rivarola, Luciano, André Santos, Otacílio, Luiz Carlos Goiano, Beto (Paulo Cesar Tinga), Sérgio Manoel, Zé Alcino (Gilmar) e Guilherme.
Técnico: Hélio do Anjos.

INTERNACIONAL
André, Enciso, Marcão, Régis, Luciano, Anderson, Fernando, Sandoval (Mabília), Arílson (Marcelo), Fabiano (Espínola) e Christian.
Técnico: Celso Roth.

Gols: Christian (I), aos 4, Sandoval (I), aos 32 do primeiro tempo, Fabiano (I), aos 16 e 23, Sérgio Manoel (G), aos 28, Marcelo (I), aos 38 e Gilmar G), aos 45 minutos do segundo tempo.

Expulsões: Fernando, Christian e Régis (I), Otacílio e André Santos (G)

Veja o compacto do jogo: