Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Há cinco anos, Librelato se foi

28 de novembro de 2007 29

No dia 28 de novembro de 2002, em uma curva da Av. Beira-Mar em Florianópolis, o futebol brasileiro perdeu uma promessa. Já Criciúma e Internacional perderam um herói. Mahicon Librelato, um atacante vindo do Criciúma e que estava há menos de um ano no Colorado, morreu afogado após acidente de trânsito na capital catarinense.

Há cinco anos, mais que uma promessa de inegável talento que seria convocada no mês seguinte para a Seleção Olímpica, os colorados perdiam uma de suas poucas esperanças em um futuro incerto.

Quase rebaixado, escapando por um milagre na última rodada ao bater o Paysandu em Belém, o futuro do Inter era sombrio: só Daniel Carvalho, Chiquinho e Librelato davam alegrias. Porém Chiquinho descobriu ter uma rara doença no cérebro. Então, um novo golpe: a morte de seu jovem ídolo em uma curva do mar catarinense.

Em sua curta carreira, Mahicon Librelato já havia salvado o Criciúma de um inglório rebaixamento para a Série C no ano anterior, 2001, ao marcar o gol do salvamento com ombro deslocado contra o Sergipe. Pretendido por Cruzeiro e Grêmio, foi comprado pelo Internacional após longa negociação. Foi, inclusive, o único jogador comprado naquela temporada horrorosa pelo presidente Fernando Carvalho.

Ao final do jogo contra o Cruzeiro na penúltima rodada, quando o Inter ficou virtualmente rebaixado, a imagem mais marcante era de Librelato, um catarinense que tinha se identificado com o Internacional. Chorando copiosamente assim como milhares de torcedores nas arquibancadas e milhões pelo mundo afora. E que prometeu ficar no Inter até voltar à Primeira Divisão caso fosse rebaixado.

Porém ele mesmo tratou de não cumprir a promessa, pois marcou o primeiro gol da vitória de 2×0 no Mangueirão. Naquela tarde de 17 de novembro de 2002, ele começou a redenção colorada, que deixou Belém e foi até Yokohama. O pesadelo do rebaixamento terminava ali, e ele era um dos responsáveis pelo salvamento. Vejam a reportagem:

E ali ele se despediu de sua maior paixão: a bola.

Aquele gol foi o início de uma escalada colorada que prosseguiria nos anos seguintes: a volta das vitórias em Gre-Nais e a campanha digna no Brasileirão de 2003. O retorno à América na Sul-Americana de 2004 e 2005. O título do Campeonato Brasileiro roubado por Márcio Rezende de Freitas, MSI e Luiz Zveiter em 2005. E as conquistas da América e do Mundo em 2006, além da Recopa e a consequente Tríplice Coroa de 2007.

Depois de sua morte, foi feita uma faixa no estádio Beira-Rio. Fica na goleira do Gigantinho e nela está escrito %22Librelato Eterno%22. Coincidentemente, é a faixa que mais aparece na comemoração de Tinga após marcar o segundo gol da final da Libertadores contra o São Paulo. Ou talvez não seja.

Postado por Alexandre Perin, com saudades do amigo

Comentários (29)

  • Douglas diz: 28 de novembro de 2007

    Mahicon Librelato Eterno.
    Vive e viverá no coração de cada colorado espalhado este mundo a fora. Mesmo não estando mais entre nós, ele nos ajudou a ganhar a américa e o mundo podem ter certeza

  • Luciana diz: 28 de novembro de 2007

    Librelato, onde estiveres, sempre terás a luz do pensamento, carinho e reconhecimento de toda a torcida colorada. Nunca te esqueceremos e tenhas certeza que todas as conquistas foram e serão tb tuas!!

  • Henry diz: 28 de novembro de 2007

    A lembrança do Librelato ficara presente na memória de todos colorados. Nosso eterno MUITO OBRIGADO pelo que ele fez em pouco tempo no Inter. Librelato o mais colorados dos anjos da guarda.

  • Leo diz: 28 de novembro de 2007

    Saulo e Jonathan: não sei de onde vcs tiram coragem pra falar de segundona. Gremista é patético mesmo. Sabe onde vocês vão parar de novo, daqui a pouco né…E cuidado com a ANAPOLINA.

  • Fábio Gaúcho diz: 28 de novembro de 2007

    E quando o assunto for REBAIXAMENTO gremistas, mesmo sendo o clube gaúcho com mais experiência no assunto, façam o favor de ficarem calados……fica menos ridículo pra vocês…..

  • Ricardo diz: 28 de novembro de 2007

    Ilustre conterrâneo. Lembro emocionado nesse momento daquela cena, descrita pelo Alexandre, que ele chorava copiosamente a virtual do time do Inter para a segundona ao final do jogo contra o Cruzeiro. Esquecer de um atleta como Mahicon Librelato é esquecer da própria história desse C

  • Robson diz: 28 de novembro de 2007

    Estejas onde estiveres, estarás sempre participando de cada conquista colorada

  • Fernando diz: 28 de novembro de 2007

    realmente deixou muitas saudades. Esteja onte estiver nós seremos eternos torcedores do Librelato.

  • Junior Crocetta diz: 28 de novembro de 2007

    Para sempre Mahicon Librelato, primo e amigo!

  • Zeca diz: 28 de novembro de 2007

    Librelato ETERNO, a nossa estrela no céu.

  • Jonathan diz: 28 de novembro de 2007

    Tinha que ter uma faixa PAY$ANDU ETERNO em homenagem ao não-rebaixamento daquele ano.
    Bom, daí também teria que ter um PALMEIRA$ ETERNO…

  • Saulo diz: 28 de novembro de 2007

    Grande jogador, merece ser lembrado. Só lamento muito que ele tenha feito parte do esquema da mala preta.

  • Alexandre da Costa diz: 28 de novembro de 2007

    O Mahicon Librelato é e sempre será uma estrela nos corações colorados, jogador de muita habilidade e técnica, nós o saudamos e estarás para sempre em nossos corações, que Deus esteja ao seu lado e te abençoe.

  • Saulo diz: 28 de novembro de 2007

    Depois desse jogo, dirigentes dos dois clubes foram jantar na Churrascaria Pavan:
    http://www.complexopavan.com.br/site/churrascaria.php hahahahah, patético !!!

  • Pii diz: 28 de novembro de 2007

    Librelato vive!

  • Joao diz: 28 de novembro de 2007

    QUEM VIVEU ESSE MOMENTO DEVE ESTAR EMOCIONADO EU LEMBRO PERFEITAMENTE A CENA DEPOIS DO JOGO CONTRA O CRUZEIRO ALI O COLORADO TAVA BATIDO E IA TER Q CONVIVER COM A HUMILIAÇÃO DA SEGUNDONA, MAS DEUS QUIS Q NAO FOSSE ASSIM E PRESENTOU O COLORADO COM UM ANJO QUE HJ ESTA NO CEU COM CERTEZA… LIBRELATO ETERNO.

  • Evandro diz: 28 de novembro de 2007

    Imagina se um secador não iria manchar os comentários!
    JONATHAN… fostes muito infeliz no comentário!
    …LIBRELATO: tu és eterno, e tu sim és Imortal!

  • Vinícius diz: 28 de novembro de 2007

    Librelato. O Libertador Colorado.
    A Libertação recomeçou com ele.
    Que Deus abençoe este grande atleta.

    E perdoe os gremistas… eles não têm noção do que dizem. Só uma pergunta básica: qual

  • Lorenzo DeMarco diz: 28 de novembro de 2007

    Excelente reportagem.

  • diego diz: 28 de novembro de 2007

    Librelato é fera…ali foi o começo de tudo…parabens pelo texto…mto bom mesmo…ah..se fosse o gremio teria dvd !!! nós nao fazemos dvd pra esse tipo de coisa

  • NARA diz: 28 de novembro de 2007

    NOSSA ETERNA GRATIDÃO. SERÁS LEMBRADO PARA SEMPRE. TENS O AMOR E RESPEITO DE TODOS OS COLORADOS. ESTEJA ONDE ESTIVERES COM CERTEZA ESTÁS ENVIANDO AS MELHORES VIBRAÇÕES PARA TEU TIME.

  • Henrique Pizzato diz: 28 de novembro de 2007

    Calma pessoal, deixem os Gremistas falarem! Quem melhor que eles para debater sobre rebaixamento?

  • Fernanda pujol diz: 28 de novembro de 2007

    Sempre será lembrado por todos os colorados!!
    A américa e o o mundo tb são dele.

  • Celeste Miranda diz: 28 de novembro de 2007

    I quem disse q ele não entra mais em campo???!!!!…. ta no nosso peito e de quem viveu a quele tempo,…..continua artilheiro…. continuamos com saudades…

  • Elias diz: 28 de novembro de 2007

    Mahicon librelato nos encheu e ainda nos enche de orgulho.Nós colorados de Orleans(terra natal de Librelato)saudamos hoje nosso maior herói.
    Esteja com Deus, Libregol

  • Igor diz: 28 de novembro de 2007

    Grande Librelato! Esse era o cara! Pena que mais uma promessa se foi… realmente uma PENA. Faço apenas uma correção, o gol do Tinga foi na Goleiro do Placar, e não na do Gigantinho (onde você diz estar a faixa do Librelato)!

    Abraços
    Igor C.A.

  • Fabio Gaúcho diz: 28 de novembro de 2007

    É brincadeira como ainda tem gremista idiota o bastante para vir comentar noticias do Internacional. Vão gastar o tempo com os seus ídolos (no blog corneta tem idolo de vocês….o presidiário lá)…..e por favo

  • Maurício Luft diz: 28 de novembro de 2007

    Librelato jamais será esquecido pela torcida colorada.
    Tenho certeza que na noite fria de agosto de 2006 Librelato estava presente, jogando junto com o Internacional.

  • Mario diz: 28 de novembro de 2007

    Inter !! 100% Série A !!! Grêmio, nada pode ser mais ridículo !! Como podem falar tanto do Inter e se esquecer que subiram pra série A no tapetão, no primeiro dos vários rebaixamentos de vcs… tsc tsc tsc !! Librelato Vive !! Grêmio = Trovão Azul !!!

Envie seu Comentário