Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 20 janeiro 2008

Newcastle United: um time sem explicação

20 de janeiro de 2008 0

Existe um time com mais de 99% de ocupação em seu estádio, significando 50 mil torcedores todo o santo jogo. Ele representa uma região inteira de seu país e está quase sempre na primeira divisão. Rico, gastou uma centena de milhões de dólares nos últimos 14 anos em reforços.

Porém, paradoxalmente, este time não conquista um mísero campeonato nacional desde o longínquo ano de 1927. Existe um time assim, e este se chama Newcastle United. A equipe do Norte da Inglaterra tem 4 títulos nacionais e 6 da Copa da Inglaterra (o último em 1955).

Com uma ótima situação financeira, uma bela infra-estrutura, uma torcida obviamente fanática chamada de “Toon Army”, estão na fila há 81 anos. Dos times tradicionais do futebol mundial, só tem fila menor que o Gimnasia y Esgrima, que não ganha o Argentino desde 1919. Esta semana, fazendo mais uma péssima temporada, o Newcastle dispensou Sam Allardyce e trouxe de volta o ex-treinador Kevin Keegan.

Aos 56 anos, o ex-craque do Liverpool busca terminar o que quase conseguiu em 1995: o título inglês. Naquele ano, o Newcastle chegou a estar 12 pontos na frente, mas conseguiu a proeza de jogar fora o título para o Manchester United.

No ano seguinte, já com Alan Shearer (jogador mais caro da história até então e que se tornou o maior goleador do time em todos os tempos), repetiu o vice-campeonato. Desgastado, Keegan deixou o clube no final do ano seguinte.

Kenny Dalgish, Ruud Gullit, Bobby Robson (este com algum sucesso), Graeme Souness e Glenn Roeder sucederam Keegan como treinador antes de Allardyce, o último a cair na moedeira de St James%27 Park, o belo estádio do Newcastle.

Um dos maiores erros do time do extremo norte inglês é exagerar nas contratações de atacantes. Se buscar Michael Owen e Alan Shearer era sucesso praticamente garantido, gastar fortunas em jogadores apenas medianos como Laurent Robert, Albert Luque, Faustino Asprilla, Oba Oba Martins, Titus Bramble, entre outros…

Se vai dar certo aguardar para ver, e antes podemos uma compilação de vídeos de lances e outra usando imagens da cidade e do filme “Goal”