Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 6 fevereiro 2008

50 anos da tragédia de Munique - Homenagens pelo mundo

06 de fevereiro de 2008 2

No amistoso entre Inglaterra e Suíça, será realizado um minuto de silêncio em Wembley antes do jogo que marca a estréia de Fabio Capello no comando da Seleção Inglesa.

Também em solo da Grã-Bretanha, mas na República da Irlanda, será respeitado o mesmo minuto de silêncio antes do amistoso entre Irlanda e Brasil. A equipe da casa e o time do técnico Dunga respeitarão 60 segundos em memória e luto de uma das maiores tragédias do futebol mundial.

No dia 08 de fevereiro de 1958, há exatos 50 anosmorreram oito jogadores do Manchester United em um acidente de avião na cidade alemã de Munique. Maiores detalhes podemos ver em um post de dezembro aqui do Almanaque Esportivo.Arquivo Pessoal

Seria algo do porte de morrer subitamente metade do time de craques do Botafogo dos anos 60, incluindo Garrincha, e deixar feridos Nilton Santos, Vavá, entre outros. Dez anos depois, o Manchester United se sagraria campeão europeu, com o técnico Matt Busby e capitaneado por Bobby Charlton, dois sobreviventes da tragédia.

Mais do que um simples time, aquela equipe do Manchester é apontada como sendo um dos melhores times europeus de todos os tempos, mas o acidente matou oito jogadores, dois nunca mais jogaram e outros demoraram meses para se recuperar.

Os %22Bubsy Babes%22 jogavam um futebol ofensivo, altamente técnico no qual brilhava o jovem Duncan Edwards, apontado por muitos ingleses como o maior jogador de seu país em todos os tempos, e que faleceu precocemente aos 21 anos neste acidente.

No próximo dia 10, no clássico contra o Manchester City (que também perdeu um ex-goleiro na tragédia, o então jornalista Frank Swift), serão realizadas novas homenagens para as vítimas do acidente aéreo daquela gélida tarde de Munique.

O futebol mundial presta suas homenagens…

Postado por Alexandre Perin