Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 13 fevereiro 2008

Hóquei no Gelo: Milagres salvam dois atletas

13 de fevereiro de 2008 3

Domingo na NHL, a Liga Profissional de Hóquei sobre o Gelo da América do Norte, quase ocorreu uma tragédia na partida entre Buffalo Sabres e Florida Panthers. O jogador Richard Zednik, dos Panthers, foi atingido no pescoço pela lâmina do patins do companheiro Olli Jokinen. A carótida, uma das principais artérias do corpo humano, foi cortada imediatamente pela lâmina, causando uma enorme hemorragia.

Zednik teve a incrível presença de espírito de manter encaixada a lâmina do patins entre seu pescoço e o ombro, mantendo em níveis controláveis a perda de sangue que sofreu antes de um atendimento mais adequado. A cena foi marcante: adversários e companheiros de time ficaram em silêncio, tal como o público presente ao ginásio.

Após 15 minutos de paralisação, com atletas preocupados e o público silencioso, chegaram informações de que o atleta estava em condições melhores. A torcida adversária, respeitosamente, bateu palmas pela recuperação de Zednik.

Zednik foi imediatamente enviado a um hospital, sofreu uma cirurgia de emergência e se recupera em condições estáveis. Deve voltar às quadras em dois meses. Vejam a cena dramática:

O acidente lembrou outro momento dramático na história do hóquei sobre o gelo, e curiosamente envolvendo de novo um jogo do Buffalo Sabres em 1989. O goleiro Clint Malarchuk, dos Sabres, foi atingido na jugular pela lâmina do patins de Steve Tuttle, do Saint Louis Blues, que se desequilibrou e atingiu o pescoço do adversário.

Malarchuk começou a sangrar abundantemente, para desespero de todos em quadra. Ele foi levado a um hospital, levou 300 pontos no pescoço, mas voltou aos treinos somente quatro dias depois.

Nestes anos que se passaram, o agora aposentado goleiro assistiu as imagens de seu próprio acidente diversas vezes e afirmou: %22Não me impressiono pois simplesmente não acredito que sou eu. Quando vi a notícia sobre o acidente de Zednik, pensei na família dele, pois sei o quanto a minha sofreu naquele dia. Deixei uma mensagem para Richard no hospital e vou visitá-lo quando for possível%22.

AVISO: CENAS FORTES! Onze torcedores desmaiaram, dois tiveram ataques cardíacos e outros dois passaram mal no ginásio neste dia. Portanto, só veja se tiver condições.

Postado por Alexandre Perin