Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 22 fevereiro 2008

Ele é nota 1000: Paolo Maldini

22 de fevereiro de 2008 2

No último final de semana, a lenda italiana Paolo Maldini completou uma marca quase inacreditável. O ex-lateral esquerdo e hoje zagueiro do Milan completou 1000 jogos pelo atual campeão europeu e mundial na partida de domingo contra o Parma, pelo Campeonato Italiano.

A despeito dos 39 anos, e da indiscutível decadência física e técnica do defensor italiano, nada pode apagar a história fantástica de Maldini, que anunciou sua aposentadoria para o final desta temporada

Filho de um ex-craque, o meia Cesare Maldini (que treinou o filho na Seleção Italiana durante a Copa de 1998), Maldini estreou em 1985 contra o Parma, há mais de 20 anos. É considerado como sendo um dos maiores defensores de todos os tempos, e foi titular da seleção dos mundiais de 1990 e 1994 (na primeira como lateral-esquerdo e na segunda como zagueiro).

Exímio marcador, Maldini era muito rápido no início de carreira e preciso nos cruzamentos. Com o passar das décadas, se tornou um soberbo defensor, além de um líder nato. Exemplo de comportamento dentro e fora dos gramados, é considerado como sendo um dos zagueiros mais leais que já brilharam na história do futebol mundial.

Além de tudo, foi o primeiro zagueiro eleito o melhor jogador do mundo pela revista %22World Soccer%22, em 1994. No seu discurso, elogiou o companheiro Franco Baresi (outra lenda italiana), como um jogador que deveria ter merecido esta distinção.

Ele tem todos os recordes de participações no Milan e na Seleção Italiana (127 jogos), além de 22 anos consecutivos jogando na Primeira Divisão, outro recorde.

Neste período, foi campeão europeu cinco vezes, da Intercontinental duas vezes, do Mundial de Clubes uma vez, além de cinco títulos da Supercopa européia.

Em âmbito doméstico são sete títulos italianos, um da Copa da Itália e outros seis da Supercopa Italiana. Faltou somente um título com a Seleção Italiana, pois na conquista do Mundial de 2006, Maldini já havia se aposentado.

Vejam um vídeo homenageando o craque no canal oficial do Milan no You Tube:

E outra especial sobre o craque italiano, que vai deixar saudades ao final desta temporada:

Postado por Alexandre Perin