Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 29 março 2008

Gol de placa: a origem da expressão

29 de março de 2008 2

Não existem registros, apenas a lembrança de quem viu ou participou, o registro dos meios de comunicação. Mas a expressão %22Gol de Placa%22 surgiu por causa de um gol de Pelé (imagina se não seria ele…)

Na Rua Javari frente ao Juventus, por 4 a 2, no dia 2 de agosto de 1959 pelo Campeonato Paulista. Por este gol, Pelé ganhou placa, busto de bronze e virou mito. Sem registro visual, há poucos anos recriou-se o gol por computador, e o resultado final foi este:

Três décadas depois, o ponteiro vascaíno (e botafoguense), Vivinho, ficou famoso em todo o Brasil por um golaço na vitória de 4×2 sobre a Portuguesa pelo Brasileirão de 1989. Ele deu três balõezinhos no volante Capitão (que jogou no Grêmio em 1998 e 1999), e fez o gol mais bonito daquele ano.

Anos depois, o sempre polêmico e talentoso Marcelinho Carioca também ganhou placa. Ironicamente, contra o Santos fazendo gol em Edinho, filho de Pelé, pelo Paulistão 1996. Este a maioria conhece, vejam:

Alex, então no Palmeiras e hoje lenda no Fenerbahce, também gostou da idéia e fez um assim no Morumbi contra o São Paulo na Libertadores de 2002:



EDITADO: o leitor Romeu Luiz disse que a expressão %22gol de placa%22 foi atribuída depois de um gol de Pelé no Maracanã que o então jornalista esportivo Joelmir Beting pressionou para que fosse feito uma placa alusiva à beleza da jogada.

Procurei informações e de fato isto procede, fica aqui a correção do leitor atento e muito obrigado pela ajuda!

Postado por Alexandre Perin, escarafunchando o passado