Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 8 maio 2008

"Maracanazzo": a dissecação de um fiasco histórico

08 de maio de 2008 1

Eu estava pesquisando e escrevendo um post sobre a temporada 2008 do Internacional, números, gols, etc, como havia feito para o Grêmio em dois posts. Mas o %22Maracanazo%22 no jogo Flamengo 0×3 América (MÉX) de ontem foi indiscutivelmente o assunto da semana. Jamais na história da Copa Libertadores (me corrijam se estiver errado, mandem e-mail para alexandre.perin@gruporbs.com.br) um time foi eliminado em casa levando três gols de diferença quando podia levar até dois.

`Maracanazo` de 2008 do Fla na Libertadores

Há uns dois anos atrás, em mais uma de minhas nerdices clássicas, fiquei espantado ao ver o Atlético-MG levar 2×0 do Fortaleza em casa no dia 12/04, pela terceira fase da Copa do Brasil 2006. Sete dias depois, no Castelão em Fortaleza, o time mineiro ganhou por 3×1 e se classificou.

Eu procurei na época, com a ajuda do meu amigo (e igualmente louco por estas curiosidades bizarras) Guilherme Boeira e não achei nenhum outro caso semelhante. Perto disto, a perda do título da Copa do Brasil 2004 para o Santo André, por anos dolorida entre os rubro-negros, é fichinha de vale-transporte estudantil…

Os campeonatos analisados foram:

1º) Competições Sul-Americanas: Libertadores, Sul-Americana, Recopa, Mercosul, Merconorte, Supercopa.
2º) Competições Européias: Liga dos Campeões (excluindo fases pré-classificatórias), Copa dos Campeões, Copas da UEFA (excluindo fases pré-classificatórias), Recopa Européia, Supercopa Européia
3º) Copas Intercontinentais pré-1980 (quando começou o jogo único em solo japonês)

Pois bem, o fiasco histórico (e vingança de prato frio dos botafoguenses, eliminados diversas vezes em amareladas semelhantes), se tornou um das maiores reviravoltas épicas da história do futebol mundial.

Mesmo que meus leitores achem exemplos que eu tenha me passado e não tenha visto, no mínimo fica o registro de um fato singular, daqueles que acontece uma ou duas vezes por década.

No duelo entre as pretensas duas maiores torcidas do planeta, deu América. Aliás, isto é uma tremenda baboseira estatística divulgada pela mídia, especialmente a Rede Globo. Utilizando uma pesquisa mal-formulada e incompleta, que só fez levantamento de torcedores dentro dos países. Esquecendo da globalização midiática que promoveu centenas de milhões de torcedores dos times espanhóis e ingleses na Ásia. Ou dos milhões de turcos na Alemanha.

Portanto, para azar dos flamenguistas, ontem o Clube de Regatas Flamengo entrou na história do futebol mundial. E foi pela porta dos fundos.

Olhem a empolgadíssima narração da Fox Sports ontem. No terceiro gol, eles citam o ex-goleiro colorado Manga, falando sobre seu período no Botafogo e Seleção Brasileira e comparando-o (fisicamente, claro) ao lendário arqueiro pernambucano: