Tradicionalmente, as torcidas cariocas sempre foram a maior fonte criativa de cânticos no futebol. Criando ou copiando outras músicas, era de lá que saíam os exemplos para o resto do Brasil.
Porém recentemente o fenômeno das barras se alastrou por todo o país e está modificando esta realidade. A dupla Gre-Nal tem visto os gritos que embalam Olímpico e Beira-Rio se tornarem comuns no Maracanã, Mineirão, Pacaembu, Morumbi…
Com o evidente apoio da Rede Globo, Flamengo e Corinthians tem aparecido constantemente na mídia com novas canções. Só que elas não são tão novas assim. Todas são adaptações de canções populares, e copiadas de torcidas gaúchas.
O plágio mais famoso é da torcida do Flamengo e o Tema da Vitória. Depois de umas duas semanas dizendo que era invenção rubro-negra, saiu uma matéria especial no Esporte Espetacular confessando a imitação de uma música colorada.
Há um mês, os cariocas fizeram uma versão de Can%27t Take My Eyes From You – Andy Williams. Já na semana passada, os corinthianos copiaram outra música do Inter, uma nova versão para Amigos – Roberto Carlos.
TEMA DA VITÓRIA – REDE GLOBO
Colorado é coração, trago amor e paixão – Internacional 4×0 Pachuca – 07/06/2007
Raça, amor e paixão – Flamengo 2×0 Atlético-MG – 29/07/2007
CAN`T TAKE MY EYES FROM YOU – ANDY WILLIAMS
Vamos meu Inter – Internacional 3×0 Emelec – 1º/03/2007
Vamos Flamengo – Flamengo 0×3 América-MG – 07/05/2008
AMIGO – ROBERTO CARLOS
Meu melhor amigo – Internacional 1×1 Corinthians – 27/08/2006
Não pára, não pára! – Corinthians 4×0 Goiás, 06/05/2008
A torcida vascaína imita quase todas as músicas da Geral do Grêmio, que hoje não canta mais em espanhol. Os gremistas ainda mudaram o enfoque das músicas (as mais populares eram contra o rival, e hoje isto não é assim). Cânticos argentinos, até porque a gauchada vive por lá, são mais comuns inclusive na entonação, mais pausada e ritmada.
A citada abaixo do Grêmio, do cantor e compositor gaúcho Wander Wildner é mais velha que o rascunho da bíblia e cantada há anos no Olímpico, vejam:
BEBENDO VINHO – WANDER WILDNER
Torcer pro Grêmio bebendo vinho – Grêmio 2×0 Vasco, 07/05/2006
Torcer pro Vasco ser campeão – Vasco 2×2 Palmeiras – 31/10/2007
O Fluminense, outro time carioca, gostou de uma música bastante popular no Olímpico, o Figueirense também imitou. Meu único amor é a versão tricolor para o megahit do Iron Maiden – Fear of The Dark. Até o Guarani quer imitar. Achei só referências na internet, mas não achei os vídeos.
Grêmio: Meu único amor – Grêmio 0×2 Boca Juniors – 21/06/2007
SÉRIE COMPLETA – ‘AS BARRAS: UM NOVO JEITO DE TORCER’
Dia 15: “Barras”, parte I – Um novo jeito de torcer
Dia 22: “Barras”, parte II – O resto do Brasil se rende
Comentários