Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

"Barras": Especial sobre as torcidas no Brasil

24 de maio de 2008 2

Barras - Novo fenômeno no Brasil

E assim se encerra a série de matérias sobre o novo momento nos estádios brasileiros: as transformações envolvendo as torcidas organizadas. E como este movimento começou no futebol gaúcho.

O instante no qual que as torcidas modificaram seu jeito de cantar e, principalmente, suas letras.

Que deixaram de torcer para si próprias (no caso, as organizadas) e lembraram que antes de mais nada, torcem para um time. O seu, o meu, o nosso!

Fica claro que estamos em um fenômeno positivo nas arquibancadas.

Sempre acreditei que violência, mesmo verbal, gera mais violência.

Mas também acreditei, e continuo acreditando, que músicas positivas deixam o clima mais saudável nos estádios brasileiros.

SÉRIE COMPLETA – ‘AS BARRAS: UM NOVO JEITO DE TORCER’

Comentários (2)

  • ari diz: 18 de setembro de 2009

    Dissestes bem, as positivas. Ha torcidas que possuem letras ofensivas, discriminatorias e outros tantos generos e objetivos. Sou gremista e parabenizo esta torcida por ter iniciado uma remodelacao que colou no Brasil inteiro, porem, ja ouvi algumas que infelizmente denigrem a nossa imagem. Espero que um dia possam entender o erro (como as demais que me referi) e refacam algumas delas para que a festa fique mais bonita.

  • JOSÉ CARLOS diz: 7 de julho de 2009

    CORRIGINDO, ESTE MOVIMENTO COMEÇOU NO ESTÁDIO OLÍMPICO E ANOS MAIS TARDE FOI IMITADO PELOS MONOCOPAS E DEPOIS PELO RESTO DO BRASIL !!!MAS ESTE ESPETÁCULO FOI BURRAMENTE PROIBIDO,PASMEM, NUMA SEMI FINAL DE LIBERTADORES,PELA BRIGADA MILITAR DO RS.PROVAVELMENTE O COMANDANTE DA BRIGADA É COLORADO,POIS NO DIA ANTERIOR ESTAS CÓPIAS DE BARRAS ESTAVAM NO BEIRA RIO,ONDE O INTER FOI DESCLASSIFICADO.DAÍ A RAIVA COM QUE FOI DADA A ORDEM, DE PROIBIR A ENTRADA DE BARRAS,INSTRUMENTOS E BANDEIRAS NO OLÍMPICO.

Envie seu Comentário